Perto de substituir seu modelo mais conhecido no Brasil, a Audi resolveu homenagear o A3. Para isso, fez o que parecia impossível: tornar um dos seus carros mais acessíveis em um superesportivo. Transformou o veículo no RS 3 que, como já adianta o nome, é a versão mais preparada para correr do hatchback.

É essa versão que acaba de chegar ao país com preço astronômico de R$ 298 mil. Sim, praticamente três vezes mais caro que o A3 Sport, por exemplo. Mas ele traz na bagagem uma imensa justificativa para esse valor, como o AUTOO pode conhecer em primeira mão em março durante um teste em Mônaco.

Para ir além, a Audi equipou o RS 3 com um motor turbo 2.5 litros de 5 cilindros com 340 cv de potência e cerca de 45 kgfm de torque. Como pesa pouco e traz ainda tração integral, o super hatch consegue ir de 0 a 100 km/h em inacreditáveis 4,6 segundos, tempo que muito superesportivo nato tem dificuldade para superar. A lamentar apenas a limitação de velocidade máxima de 250 km/h - o RS 3 certamente passaria dos 300 km/h, mas com qualquer uma delas é bem acima do limite de velocidade das estradas brasileiras, deixemos para lá.

Unidades contadas

Apesar dos números impressionantes, o RS 3 até que consome pouco combustível. São 11 km para cada litro consumido, uma marca semelhante a de um bom carro familiar. Se você gostou do que viu e tem R$ 300 mil na conta é melhor se apressar já que a Audi trará apenas 20 unidades do modelo para o Brasil e a previsão é que tudo se esgote até meados de 2012.

Depois disso, resta esperar pela nova geração do modelo, que promete ser lançada em 2013.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/