Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Elétrico dos sonhos do Brasil, BYD Seagull tem preço de R$ 57 mil

Compacto movido a bateria será vendido na China por 78 mil yuans, uma pechincha

Entre vários lançamentos apresentados no Salão de Xangai na semana passada, um chamou a atenção por prometer algo que hoje tem sido difícil: oferecer propulsão elétrica a um preço camarada.

Estamos falando do Seagull (gaivota em inglês), da BYD, um hatch compacto cujo preço é de causar uma pontinha de inveja: apenas 78 mil yuans ou pouco mais de R$ 57 mil. Sim, custa cerca de R$ 10 mil a menos que um Renault Kwid a combustão na versão mais simples possível.

VEJA TAMBÉM:

Claro, a comparação deixa de lado vários aspectos como custo de produção, impostos e incentivos, mas a BYD mostra que é sim possível popularizar os carros elétricos dentro de um prazo mais palpável.

BYD Seagull 2024
BYD Seagull 2024
Imagem: Divulgação

O Seagull será seu modelo de entrada com dimensões realmente modestas: são 3,78 metros de comprimento, 1,72 m de largura, 1,54 m de altura e apenas 2,5 m de entreeixos. Ou seja, um modelo com proposta urbana.

Nem por isso o carrinho elétrico da BYD deixa o design de lado. Com uma carroceria bastante elevada, de linha de cintura alta, os projetistas da marca conseguiram suavizar sua aparência com vincos diagonais.

Bateria de íon de sódio

Como nos modelos anteriores Doplhin e Seal (a BYD adora uma praia), o Seagull utiliza uma nova plataforma EV de terceira geração que permite duas opções de potência. Há o modelo básico com 74 cv e o outro com 100 cv.

São duas baterias disponíveis, uma com 30 kWh e outra com 38 kWh, que proporcionam autonomias de 306 km e 405 km, respectivamente.

BYD Seagull 2024
BYD Seagull 2024
Imagem: Divulgação

Vale notar que a bateria de 30 kWh utiliza uma tecnologia diferente, baseada em íons de sódio, que tem um custo de produção bem mais baixo.

O interior, apesar da proposta simples, é bem equipado, com telas LCD duplas, um menor para o cluster e outra maior para as funções gerais.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Por enquanto, o BYD Seagull é um produto exclusivo para os chineses, mas dada a ambição da marca no mundo não é tão absurdo sonhar em vê-lo em outros mercados como o brasileiro, onde a fabricante negocia a compra da antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia.

Só não dá para contar com um precinho camarada como na China.

Recomendados por AUTOO

Youtube
RAM Rampage Laramie a diesel

RAM Rampage Laramie a diesel

Será que ainda é vantajoso ter picape com motor turbodiesel?
Aviação
Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Mas nega que isso possa atrapalhar operação dos novos Gripen suecos
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções

Veja outras colunas

BYD King? O único rival do Corolla é o Corolla Cross

22/06/2024 05h45

Sedã híbrido plug-in chinês recém chegado ao Brasil tem bons argumentos técnicos a seu favor, mas daí a superar o modelo da Toyota é outra história

Elétrico Volvo EX30 já vende mais que chinês baratinho, mas até onde vai início arrasador?

18/06/2024 06h20

Lançado no Brasil em maio após um período de pré-reserva, modelo de entrada da marca sueca já se aproximava de mil unidades emplacadas

'Toyota Stout': o que há de real e fantasia na picape rival de Toro, Montana e cia?

14/06/2024 10h45

Rumores ganharam força desde a apresentação de um conceito no final do ano passado, mas há mais barulho e artigos distorcendo assunto para gerar cliques que informação segura até aqui