Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Elétrico Volvo EX30 já vende mais que chinês baratinho, mas até onde vai início arrasador?

Lançado no Brasil em maio após um período de pré-reserva, modelo de entrada da marca sueca já se aproximava de mil unidades emplacadas

A Volvo já tentou fazer "carro pequeno", de volume, para tentar ampliar sua clientela, mas duas dessas iniciativas não deram em muita coisa, os hatches C30 e V40.

Apesar de bonitos e com bom desempenho, faltou algo para que a marca sueca vingasse nesse patamar de preços, onde há mais opções.

Agora o inédito EX30 assumiu o papel de cobaia, mas com um argumento a mais, é elétrico, como reza a tendência entre as marcas premium.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

E não é que o misto de SUV com hatchback começou muito bem no Brasil? Na estreia em maio já saiu emplacando quase 470 unidades, o que fez dele o 4º elétrico puro mais emplacado no mês.

Volvo EX30 2025
Volvo EX30 2025
Imagem: Divulgação

Passando até chinês baratinho

Em junho, até aqui, o EX30 foi além: ultrapassou o GWM Ora 3 e encostou no BYD Dolphin, considerado um sucesso de vendas. Só o pequenino Dolphin Mini parece inalcançável.

Aos números: Dolphin Mini tinha 762 emplacamentos, o irmão Dolphin, 489, e o EX30, 469 carros. Ou seja, já superou maio em vendas.

VEJA TAMBÉM:

No acumulado, são quase mil unidades vendidas no país, o que o coloca de cara como segundo Volvo mais emplacado em 2024, atrás apenas do XC60.

Volvo EX30
Volvo EX30
Imagem: Fernando Pedroso

Com preços entre R$ 230 mil e R$ 295 mil, o modelo elétrico tem potencial para atrair mais interessados e abrir uma nova frente para a fabricante, mas resta saber se após o frenesi inicial, ele terá fôlego para seguir atraindo clientes.

A Volvo diz ter 2.000 reservas já computadas, o que garante que os emplacamentos seguirão em alta por algum tempo.

Xenofobia sobre rodas

Vender carro importado no Brasil é uma aventura já que eles são tratados como "estrangeiros" que sofrem ganhar um "visto" para ficar por aqui, uma espécie de xenofobia sobre rodas.

Reza a lenda que mercados sadios vivem com importações abertas, cujos produtos lutam pela preferência do consumidor com veículos tão modernos quanto eles, produzidos localmente por fabricantes que investem pesado e cobram preços equivalentes se não menores.

Mas em nosso país a indústria só sobrevive se tiver benefícios extras, não importa que o mercado absorva milhões de unidades novas todos os anos. Diante desse cenário, o EX30 já está fazendo bonito.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

5 pontos que explicam por que o veículo vende tanto até hoje
Aviação
Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Veículo elétrico ainda não leva pessoas e será testado em voo ainda em 2024
MOTOO
Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Conheça preço, ficha técnica, desempenho, motor cores e versões da moto confirmada para o Brasil

Veja outras colunas

Nissan mira Corolla Cross e Toro com novos modelos para o Brasil a partir de 2026

28/06/2024 06h20

Marca anunciou lançamento de um SUV médio e de uma picape intermediária, além de confirmar a segunda geração do Kicks nacional

Picape Fiat Titano encosta nas vendas da VW Amarok

24/06/2024 06h40

Mas veículo montado no Uruguai continua afetado pela paralisação do Ibama, que está atrasando o licenciamento ambiental

BYD King? O único rival do Corolla é o Corolla Cross

22/06/2024 05h45

Sedã híbrido plug-in chinês recém chegado ao Brasil tem bons argumentos técnicos a seu favor, mas daí a superar o modelo da Toyota é outra história