Em 2024 teremos a última atualização do VW Golf com motor a combustão
Chefão da Volkswagen afirmou em entrevista que facelift de meia idade da geração 8 será a final do hatch médio. Veículo elétrico substituirá o clássico modelo
No ano em que completará meio século no mercado, o Golf terá sua derradeira atualização visual e técnica. É o que confirmou Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen Passengers Cars, ao Auto Bild.
Atualmente, o hatch médio está na geração 8, lançada na Europa em 2019 e que por conta da pandemia do Covid-19, ainda não passou por um feclift de meia idade, que só ocorrerá em 2024.
Schäfer, no entanto, observou que depois dela teremos um veículo provavelmente elétrico e que até pode continuar se chamando “Golf”, ou ID.Golf, para seguir a nova nomenclatura do portfólio movido a bateria.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
"Estamos trabalhando em um portfólio para ver qual será o sucessor do atual Volkswagen Golf. E do meu ponto de vista, não será um com motor de combustão. Deve ser um veículo elétrico” afirmou o executivo em entrevista.
O alemão de 52 anos já havia dito que abandonar marcas icônicas como “Golf” ou “GTi” seria loucura, apesar da sua relação com motores a combustão interna.
Certamente o futuro Golf elétrico não deve decepcionar em desempenho já que torque não é um problema para esse tipo de propulsão.
![Volkswagen Golf em sua oitava geração vendida na Europa Volkswagen Golf em sua oitava geração vendida na Europa](https://www.autoo.com.br/fotos/2020/6/960_720/golf_foto1_05062020_30972_960_720.jpg)
Liderança na Europa pode ter acabado
A grande questão que envolve a geração 9 é mesmo o tempo que ainda levará para chegar ao mercado. Com a reestilização prevista para 2024, é bastante natural esperar que o Golf com motor a combustão permaneça à venda até 2027 pelo menos.
Isso empurraria o Golf a bateria para 2028 ou além. Até lá, a linha de carros ID será bastante numerosa e resta saber onde o hatch médio se encaixaria.
Fato é que mesmo na Europa, onde está seu grande público, o Golf já não atrai tantos clientes como antes. Se em 2016, foram vendidos quase meio milhão de unidades, quatro anos depois, mesmo com a geração 8, os emplacamentos foram de 285 mil veículos – resultado afetado pela crise sanitária, é verdade.
Ainda assim, em 2021 foram 214 mil e no ano passado o total deve chegar a 180 mil carros no máximo. Talvez o maior sinal da perda de força do atual modelo é constatar que carros como o Peugeot 208 e até o Tesla Y já vendem mais do que ele.
A expectativa é que o hatch compacto francês encerre um domínio de 14 anos do Golf como veículo mais popular do Velho Continente.
Recomendados por AUTOO
![Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?](https://i.ytimg.com/vi/icusRSjEAHs/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCNACELwBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBv43UA8AiRtCZDMb-csvZCYXawXA)
Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?
5 pontos que explicam por que o veículo vende tanto até hoje![Embraer revela seu primeiro táxi-voador!](/fotos/Eve_Prototype_01-380x250.jpg)
Embraer revela seu primeiro táxi-voador!
Veículo elétrico ainda não leva pessoas e será testado em voo ainda em 2024![Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos](https://www.motoo.com.br/fotos/2024/7/296_222/royal-enfield_guerrilla-450_2024_19_17072024_60027_296_222.jpg)