Em 2024 teremos a última atualização do VW Golf com motor a combustão

Chefão da Volkswagen afirmou em entrevista que facelift de meia idade da geração 8 será a final do hatch médio. Veículo elétrico substituirá o clássico modelo
Volkswagen Golf em sua oitava geração vendida na Europa

Volkswagen Golf em sua oitava geração vendida na Europa | Imagem: Divulgação

No ano em que completará meio século no mercado, o Golf terá sua derradeira atualização visual e técnica. É o que confirmou Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen Passengers Cars, ao Auto Bild.

Atualmente, o hatch médio está na geração 8, lançada na Europa em 2019 e que por conta da pandemia do Covid-19, ainda não passou por um feclift de meia idade, que só ocorrerá em 2024.

Schäfer, no entanto, observou que depois dela teremos um veículo provavelmente elétrico e que até pode continuar se chamando “Golf”, ou ID.Golf, para seguir a nova nomenclatura do portfólio movido a bateria.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

"Estamos trabalhando em um portfólio para ver qual será o sucessor do atual Volkswagen Golf. E do meu ponto de vista, não será um com motor de combustão. Deve ser um veículo elétrico” afirmou o executivo em entrevista.

O alemão de 52 anos já havia dito que abandonar marcas icônicas como “Golf” ou “GTi” seria loucura, apesar da sua relação com motores a combustão interna.

Certamente o futuro Golf elétrico não deve decepcionar em desempenho já que torque não é um problema para esse tipo de propulsão.

Volkswagen Golf em sua oitava geração vendida na Europa
Volkswagen Golf em sua oitava geração vendida na Europa
Imagem: Divulgação

Liderança na Europa pode ter acabado

A grande questão que envolve a geração 9 é mesmo o tempo que ainda levará para chegar ao mercado. Com a reestilização prevista para 2024, é bastante natural esperar que o Golf com motor a combustão permaneça à venda até 2027 pelo menos.

Isso empurraria o Golf a bateria para 2028 ou além. Até lá, a linha de carros ID será bastante numerosa e resta saber onde o hatch médio se encaixaria.

Fato é que mesmo na Europa, onde está seu grande público, o Golf já não atrai tantos clientes como antes. Se em 2016, foram vendidos quase meio milhão de unidades, quatro anos depois, mesmo com a geração 8, os emplacamentos foram de 285 mil veículos – resultado afetado pela crise sanitária, é verdade.

Ainda assim, em 2021 foram 214 mil e no ano passado o total deve chegar a 180 mil carros no máximo. Talvez o maior sinal da perda de força do atual modelo é constatar que carros como o Peugeot 208 e até o Tesla Y já vendem mais do que ele.

A expectativa é que o hatch compacto francês encerre um domínio de 14 anos do Golf como veículo mais popular do Velho Continente.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou