Mais conectado, digital e eficiente: oitava geração do VW Golf é revelada

Modelo contará com cinco opções de conjuntos propulsores híbridos
Volkswagen Golf 2020

Volkswagen Golf 2020 | Imagem: Divulgação

A Volkswagen revelou nesta quinta-feira (24) mais um grande destaque internacional esperado para este mês, na mesma semana em que o novo Honda Fit foi apresentado no Japão. Estamos falando da renovação total do Golf, inaugurando a oitava geração em toda história de 45 anos do hatch. 

“Nunca antes um Golf foi tão vanguardista”. A frase, que inicia a apresentação do modelo na Europa, é facilmente compreendida quando analisamos os predicados da nova geração do modelo.

Se manteve o estilo geral para a carroceria que o consagrou ao longo das últimas décadas, o Golf traz inúmeros avanços técnicos e mecânicos bem como nas áreas de eletrônica embarcada e conectividade.

Começando pelos conjuntos propulsores, logo de cara o modelo chegará ao mercado europeu com nada menos do que cinco variantes híbridas. Chamado pela Volkswagen de “eTSI”, o sistema híbrido leve (mild hybrid) se destaca de muitos conjuntos semelhantes hoje no mercado ao contar com uma arquitetura elétrica de 48V e utilizar uma bateria de íon de lítio.

O eTSI, adianta a Volkswagen, consegue entregar consumo de combustível em torno de 10% menor do que algumas opções do Golf VII atual, conferindo bom desempenho e rodar confortável, destaca a marca alemã. O sistema eTSI será oferecido com três calibrações diferentes, no caso com 110 cv, 130 cv e 150 cv. A Volkswagen não entrou em detalhes sobre os propulsores térmicos que compõem o conjunto, mas revelou que eles estão inseridos na geração mais recente da gama TSI.

As outras duas opções eletrificadas do Golf em sua oitava geração compreendem os conjuntos híbridos plug-in. O primeiro deles entregam 204 cv, sendo que também existe uma opção de 245 cv que figurar na versão de alta performance GTE. As variantes híbridas plug-in contam com bateria de 13 kWh, o que proporcionará um alcance de aproximadamente 60 km no modo elétrico, desde que com a bateria previamente carregada.

O novo Golf VIII ainda preserva opções não eletrificadas, com motores TSI a gasolina, TDI a diesel e a gás natural (TGI). As opções a gasolina terão 90 cv ou 110 cv. 

Um recurso muito avançado e interessante do novo Golf está na presença da tecnologia Car2X em que, graças a uma unidade de conectividade online (OCU na sigla em inglês) o veículo está permanentemente conectado com a internet e pode receber atualizações tanto do sistema de infraestrutura urbana assim como receber dados de outros veículos localizados em até 800 m de distância, avisando o motorista do Golf sobre quaisquer intercorrências que ele possa eventualmente encontrar pelo caminho. Tudo isso colabora consideravelmente para a segurança e pode evitar problemas mais graves no trânsito. O Golf também pode emitir alertas para outros veículos que contem com o sistema Car2X.

Na Europa, o Volkswagen Golf em sua oitava geração chegará ao mercado a partir de dezembro deste ano. Procurada pelo Autoo, a Volkswagen até o momento não respondeu nossos questionamentos se tem intenção de importar o modelo ao país. Com o fim da produção do Golf GTI no Paraná, o modelo não é mais comercializado no Brasil. Sabe-se que a marca tem nos planos iniciar, ainda em 2019, a comercialização do Golf GTE por aqui, ainda baseado na sétima geração do hatch. Quem sabe, ao menos nessa configuração, o Golf VIII seja importado ao Brasil. Vamos acompanhar e assim que recebermos um retorno da fabricante atualizaremos a notícia.

Volkswagen Golf 2020
Volkswagen Golf 2020
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa