Evoque 2014 tem câmbio de 9 marchas

Nova transmissão com mais velocidades torna o SUV de luxo mais econômico e esportivo

Range Rover Evoque já está em 2014 | Imagem: Divulgação

O Range Rover Evoque é um dos maiores sucessos da Land Rover. Foram mais de 170 mil unidades vendidas desde seu lançamento, 18 meses atrás. Apesar da pouca idade, o SUV de luxo britânico já apresentou as primeiras modificações para ingressar com o pé direito em 2014.

Entre as principais mudanças estão o câmbio automático de nove velocidades. Mostrado pela primeira vez no Salão de Genebra, em março deste ano, o ZF-9HP torna o carro 10% mais econômico e diminui a emissão de poluentes na mesma proporção.

Mas as novidades não param por aí. O chamado Active Driveline é o primeiro 4x4 por demanda do mundo. O sistema monitora a dinâmica do veículo e automaticamente conecta e disconecta a tração integral quando necessário. O torque nas rodas traseiras ainda é distribuído eletronicamente, otimizando a estabilidade e a tração. O resultado é mais segurança, eficiência de consumo de combustível, agilidade e conforto, segundo a empresa.

Veja mais: Jipões Porsche Cayenne e Range Rover viram conversíveis

A Land Rover ainda investiu em qualidades menos óbvias para o Evoque 2014. Assistente de saída de vaga, assim como o Perpendicular Park (para posicionar o carro no centro das vagas) auxiliam os motoristas no estacionamento. Já itens como controle adaptativo de cruzeiro, reconhecimento de placas de trânsito, assistente de mudança de faixas e sensor “anti-fechada” mostram o esmero da marca em relação à segurança nas estradas que, convenhamos, nunca é demais.

Avaliação: Range Rover Evoque, o transgressor 
 
Quanto à estética do Evoque, a Land Rover foi discreta e mudou apenas detalhes no exterior. As rodas receberam novos desenhos, a grade dianteira passou por uma leve mudança, assim como a traseira do carro. O interior recebeu novas opções de cores.

A motorização que equipará o Evoque no Brasil é o 2.0 turbo de 240 cavalos de potência movido à gasolina. Em outros mercados as opções 2.2 Diesel de 150 cv e 2.2 Diesel de 190 cv também são oferecidas. Não há previsão de quando o Evoque 2014 será comercializado no mercado nacional.