Evoque muda visual antes de virar nacional

Range Rover agora oferece apenas quatro versões, com motores a gasolina e diesel

Range Rover Evoque 2016 | Imagem: Divulgação

Principal responsável por alavancar as vendas da Land Rover nos últimos anos no Brasil, o Range Rover Evoque chega à linha 2016 com mudanças importantes. O utilitário esportivo recebeu alterações no visual, novo acabamento interno e gama de versões mais restrita. Agora o modelo é comercializado em quatro variantes, com preços que começam em R$ 209,9 mil e podem chegar a R$ 256,9 mil.

O Evoque 2016 segue com praticamente a mesma aparência do modelo anterior. As novidades ficam por conta dos faróis com novo layout interno, agora com projetores retangulares e luzes de LED, grade redesenhada e para-choque com novo formato. Na traseira, há também novo para-choque, além de lanterna com nova disposição de luzes e aerofólio redesenhado.

As rodas são de 18, 19 ou 20 polegadas, nas cores cinza, prata ou preto, de acordo com a versão. Há ainda novas cores para a carroceria, totalizando oito opções, que podem ser combinadas ainda a tonalidades diferentes para o teto.

No interior, o Range Rover Evoque agora oferece bancos com novo formato e novos detalhes de acabamento. Entre os equipamentos, há o sistema de entretenimento In Control com interface reformulada e sistema de som Meridian de até 825W.

Na segurança, o carro oferece controle de cruzeiro adaptativo, sistema de vetorização de torque, Park Exit (complementar ao Park Assist, que auxilia em manobras de estacionamento), Perpendicular Assist (estaciona em vagas a 90 graus), Closing Vehicle Sensing e Reverse Traffic Detecion (emite avisos no painel quando os sensores de estacionamento detectam a aproximação de outros veículos), entre outros.

O motor que equipa o Evoque é o 2.0 turbo a gasolina, que rende 240 cv e 34,7 kgfm, com o câmbio automático ZF de nove marchas. Com esse aparato, o modelo alcança os 100 km/h em apenas 7,5 segundos e tem velocidade máxima de 217 km/h. Há ainda a opção do 2.2 turbodiesel, de 190 cv. A novidade mecânica no modelo 2016 é o sistema start/stop.

Futuro modelo nacional

A Jaguar Land Rover anunciou recentemente que o Range Rover Evoque vai ser produzido na fábrica de Itatiaia, no Rio de Janeiro, a partir do primeiro trimestre de 2016. Além dele, a unidade vai ser responsável pela montagem do Discovery Sport. Apesar da nacionalização, ambos os modelos devem seguir sem mudanças, seja no nível de equipamentos ou nos preços, para manter a estratégia da marca.

Desde seu lançamento, no segundo semestre de 2011, o Evoque já soma aproximadamente 20 mil unidades produzidas.