Ex-Scorpio muda de nome no Brasil e ganha novidades na Índia

SUV passa a se chamar M.O.V. Na Índia, ele continua a ser o Scorpio e recebeu também novidades no interior

Mahindra M.O.V 2015 | Imagem: Divulgação

Mahindra lançou no Brasil a linha 2015 do M.O.V. (Mahindra Offroad Vehicle),  utilitário-esportivo montado em Manaus (AM) e que recebeu várias alterações na mecânica, em sintonia com o modelo vendido lá fora - o preço inicial é de R$ 97.900.

Mahindra M.O.V já foi chamado de Scorpio e, mais recentemente, apenas de SUV", e é voltado para consumidores que ainda buscam uma utilização mais bruta. Elte tem um uso mais versátil e oferece espaço para até sete pessoas na cabine, com direto a bancos revestidos em couro. De acordo com o diretor comercial da montadora no Brasil, Álvaro Sandre, a ideia é fazer com que “o cliente entenda que com o M.O.V terá um jipe com todo o conforto que um SUV pode oferecer”.

O visual externo do veículo não mudou nada em relação a versão vendida anteriormente. Entre os equipamentos, há airbags frontais, freios ABS, ar-condicionado, direção hidráulica, rádio com CD-player e entrada USB, volante com regulagem de altura, retrovisores externos com acionamento elétrico, controle de cruzeiro, faróis de neblina e regulagem de altura dos faróis.

Avaliação: Mahindra Pick-Up, o cavalo de carga da Índia

Na mecânica, o Mahindra recebeu mudanças na suspensão traseira, agora com amortecedor fora das molas, tensionadores e acerto mais rígido. A transmissão manual de cinco velocidades também passou por alterações e agora está com acerto mais preciso e suave, segundo a montadora.

O motor é um 2.2 litros turbodiesel de 120 cavalos de potência, a 4.000 rpm, e 29,5 kgfm de torque, disponível entre 1.600 e 2.800 giros, que promete ser mais eficiente que o propulsor que equipava o modelo anterior, um 2.5. O conjunto já atende às exigências do Euro V. A tração é 4x com reduzida.

A Mahindra espera comercializar 30 carros por mês até o fim deste ano. Para 2015, a meta é emplacar uma média de 80 unidades mensalmente. 

Na Índia, Scorpio passa por mudanças

Quase paralelamente com o anúncio do M.O.V no Brasil, a Mahindra apresentou em sua terra natal a linha 2015 do Scorpio, que é praticamente o mesmo modelo lançado por aqui.

A montadora aplicou mudanças na dianteira, com direito a novos faróis com luzes de LED, grade redesenhada com moldura em cromado e seis filetes verticais e um novo para-choque. A traseira também mudou. As lanternas agora trazem lentes translúcidas e perderam o prolongamento que, na verdade, agora traz acabamento em preto e forma conjunto com o vidro. A tampa do porta-malas agora dispõe de um enorme detalhe preto em volta do suporte de placa.

Por dentro, entretanto, o Mahindra Scorpio 2015 teve seu painel redesenhado com linhas mais modernas e semelhante aos carros de passeio da marca. Há um novo volante (o mesmo do XUV 500), painel de instrumentos com formato mais esportivo, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas e navegador e ar-condicionado automático.

Nos itens de série, pelo menos na versão mais cara, o novo Scorpio dispõe de rodas de 17 polegadas, sensores de estacionamento, de chuva e de luminosidade, volante com controles de áudio e piloto automático, monitoramento de pressão dos pneus, faróis com projetores com função para curvas, entre outros.

Além do 2.2, o modelo oferece o 2.5 turbodiesel de 75 cv, a 3.200 rpm, e 20,4 kgfm, entre 1.400 e 2.200 rotações.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise