Fabricante chinesa lança cópia do Mercedes-Benz Classe B

Prática comum naquele pais, plágio de carros famosos tornam-se frequentes; JAC Motors também está envolvida

Cuidado: esse Classe B é falso! | Imagem: Divulgação

Sabe quando alguém compra um refrigerante mais barato, achando que tem o mesmo gosto do mais caro? Ou aquele óculos de sol de uma marca famosa que, de tão falso, pode queimar as córneas com uma volta na praia? Pois bem, esse tipo de imitação também acontece no mundo automobilístico, principalmente na China.

Na foto abaixo temos um típico exemplar de plágio, no caso de um Mercedes-Benz Classe B da geração passada. O modelo é o Beijing Auto BC301, que, segundo o site LeftLane, é fruto de uma parceria entre a Beijing e a Mercedes-Benz naquele país.

Veja mais: SUV da Lamborghini pode surgir na China

O visual externo pode até chamar a atenção pela semelhança com o monovolume alemão, porém, na hora de dar uma olhada no interior do BC301 os bancos em bege – típico nos carros vendidos na China – denunciam que a marca não tem nada de alemã. Outro fator que denuncia a Beijing é o preço do “Classe B”: US$ 11.000 (algo em torno de R$ 18.810). Nada mal um carro alemão por esse preço, não?

O país que copiava

Sabe a JAC Motors? Pois é, ela também não ficou de fora do “efeito xerox” que acomete a China. Algumas fotos da picape 4R3 vazaram na internet nesta última semana, revelando uma cópia descarada da Ford F150 vendida nos Estados Unidos. Com pequenas diferenças no visual entre o modelo original e o plágio, os carros “gêmeos” tornam-se cada vez mais comuns na China. As montadoras “originais” que se cuidem.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!