Falha em carros da GM já matou 13 pessoas nos EUA

Veículos podem desligar quando estão em movimento e causar acidentes; recall envolve 1,3 milhão de carros

Chevrolet, Pontiac e Saturn estão no recall | Imagem: GM

A General Motors tem um problema e tanto para resolver nos Estados Unidos e Canadá. Um defeito na ignição de uma série de veículos das divisões Chevrolet e as extintas Pontiac e Saturn pode fazer a chave da ignição se mover sozinha e desligar o carro em movimento, causando acidentes. Até o momento, a montadora já registrou 31 acidentes com 13 mortes decorrentes do defeito.

O recall, que começou na semana passada com 700 mil veículos, foi expandido nessa terça-feira (25) e agora envolve 1.367.146 de veículos, que foram fabricados entre 2003 e 2007.

Com os carros desligados no momento do acidente, a parte eletrônica é desativada e impede os airbags frontais de abrirem em casos de colisões. Segundo a GM, a chave pode se mover por conta de peso excessivo no chaveiro ou quando o carro realiza algum movimento brusco.

A ignição defeituosa está presente nos modelos Pontiac Persuit, G5 e Solstice, Saturn Ion e Sky e os Chevrolet HHR e Cobalt, que é um carro totalmente diferente do modelo homônimo à venda no Brasil.

“Sentimos muito e estamos trabalhando para resolver esse problema rápido”, disse Alan Batey, presidente da GM na América do Norte, em comunicado sobre a expansão do recall. Na revisão, os carros terão a ignição substituída, mas antes a montadora pede que seus clientes não coloquem mais nada no chaveiro, além da chave do veículo.

Recomendados por AUTOO

Youtube
RAM Rampage Laramie a diesel

RAM Rampage Laramie a diesel

Será que ainda é vantajoso ter picape com motor turbodiesel?
Aviação
Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Mas nega que isso possa atrapalhar operação dos novos Gripen suecos
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções