Ferrari 330 LM deverá bater recorde ao ser arrematada por mais de US$ 70 milhões

Raridade teve apenas 36 unidades fabricadas. Exemplar é o único preparado de fábrica para corridas
Ferrari 330 LM  vem com motor V12 de 390 cavalos e pode atingir 280 km/h, nada mau para um carro dos anos 60

Ferrari 330 LM vem com motor V12 de 390 cavalos e pode atingir 280 km/h, nada mau para um carro dos anos 60 | Imagem: Divulgação

A raríssima Ferrari 330 LM, preparada para participar de provas de longa duração (com as 24 Horas de Le Mans), deve bater recorde como o modelo da marca com o mais alto preço arrematado em um leilão, superando os US$ 70 milhões (em torno de R$ 140 milhões), segundo estimativas. O evento vai acontecer em 13 de novembro, em Nova York (EUA), realizado pela renomada casa de leilões RM Sothebys.

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A Ferrari 330 LM foi fabricada apenas entre 1962 e 1964 para competir contra  Shelby Cobra e Jaguar E-Type em Le Mans (França). Vem equipada com motor V12 4.0, alimentado por seis carburadores 42 DCN, sistema de lubrificação por cárter seco e rende 390 cv de potência máxima, o que é suficiente para atingir 280 km/h.  

Para contribuir com a leveza tão importante nas competições, o 330 LM é feito com estrutura tubular de aço. O modelo teve um desempenho impressionante nas pistas, teminando em segundo lugar geral na corrida de 100 km de Nurburgring, de 1962. Também competiu nas 24 Horas de Le Mans daquele mesmo ano, pilotado por Mike Parkes e Lorenzo Bandini.

Interior é típico de um carro de corrida, com bancos do tipo concha e sem revestimento acústico
Interior é típico de um carro de corrida, com bancos do tipo concha e sem revestimento acústico
Imagem: Divulgação

Entre os prêmios que o 330 LM recebeu depois de ter sido restaurado, na década de 80, está o FCA Platinum Award e escolhido como merecedor da Coppa Bella Machina no Cavallino Classic.  Há também o segundo lugar na classe GTO no Concours dElegance 2011 em Pebble Beach, superando 22 competidores. Ele também saiu de casa com o prêmio Best in Show no Amelia Island Concurs dElengace e ganhou o Blue Ribbon em Meadow Brook.

Até agora, a Ferrari mais cara do mundo foi a GTO de 1963, chassi número 4153GT, vendido em uma venda privada, em junho de 2018, por US$ 70 milhões. Mas não tinha o mesmo pedigree desta 330 LM.  A expectativa é que, portanto, esta 330 LM fique com o reinado. 

Ferrari 330 LM vem com quatro saídas de escape e estrutura tubular entre as características técnicas
Ferrari 330 LM vem com quatro saídas de escape e estrutura tubular entre as características técnicas
Imagem: Divulgação

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