Ferrari SF90 XX Stradale é carro de corrida que pode andar pelas ruas

Versão extrema chega aos 1.030 cv é a primeira XX que poderá ser emplacada
Ferrari SF90 Stradale 2024

Ferrari SF90 Stradale 2024 | Imagem: Divulgação

Até esta quinta-feira (29), toda Ferrari com o XX no nome só poderia andar em circuito fechado. Até agora porque a SF90 XX Stradale é o primeiro esportivo da marca a poder sair às ruas.

São duas versões, a cupê limitada a 799 unidades, e a Spider, com 599. Todas trazem o mesmo motor 4.0 V8 biturbo com outros três motores elétricos, sendo dois no eixo dianteiro e um entre a transmissão e o eixo traseiro. 

Juntos, os quatro entregam 1.030 cv enquanto a SF90 Stradale tem 986 cv. O ganho de potência foi feito no motor a gasolina, que subiu de 780 cv para 797 cv. Segundo a Ferrari, a eficiência foi aumentada com o polimento dos dutos de admissão e exaustão e a taxa de compressão foi aumentada com a adoção de novos pistões e usinagem específica da câmara de combustão. 

VEJA TAMBÉM:

O câmbio automatizado de dupla embreagem e oito marchas foi mantido.

O sistema de ar secundário foi removido para reduzir em 3,5 kg o peso do motor em comparação com o SF90 regular. Os dois modelos chegam a 100 km/h em 2,3 segundos e têm uma velocidade máxima de 320 km/h.

Ferrari SF90 Stradale 2024
Ferrari SF90 Stradale 2024
Imagem: Divulgação

A Ferrari também aperfeiçoou a aerodinâmica da Stradale. A asa fixa na traseira é a primeira para um carro de rua da marca desde a F50 de 1995 e não está lá para enfeite. A fabricante calcula uma pressão de 530 kg sobre ela quando o carro estiver a 250 km/h.

E a versão extrema também ficou mais barulhenta. Todo o sistema de escape foi reformulado para que os ocupantes escutem mais o ronco do tradicional V8 da marca italiana.

Mas também pode haver silêncio, já que a SF90 pode rodar no modo 100% elétrico por 25 km a até 135 km/h.

Ferrari SF90 Stradale 2024
Ferrari SF90 Stradale 2024
Imagem: Divulgação

Mas quem olhar para a SF90 XX Stradale vai precisar reconhecer que se trata da versão especial. E vai ter, além da grande asa traseira. Os difusores abaixo do para-choque dão mais 45 kg de pressão, enquanto a frente ganha dois dutos para reforçar a refrigeração da mecânica do carro.

Outros dutos dianteiros, respiros no capô e no para-lamas também foram ampliados, além de alguns ganharem cores que contrastam da pintura da carroceria. O carro também ostenta rodas de 20 polegadas com desenhos exclusivos.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Por dentro, a Ferrari deixou forros de porta, túnel central e tapetes mais simples para evocar carros de corrida. As partes funcionais usam fibra de carbono, material resistente e leve. Os bancos de competição foram desenvolvidos para a SF90 XX e usam materiais elásticos para esconder as divisões entre o assento e o encosto.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa