Fiat 500L vai mal em crash-test nos EUA

Monovolume apresentou notas baixas em segurança, sobretudo no teste de impacto diagonal

Fiat 500L nos testes do IIHS | Imagem: Divulgação

A situação da Fiat nunca foi boa no mercado norte-americano, e provavelmente não vai ser agora que este cenário vai se reverter. Para o descontentamento da montadora italiana, o 500L decepcionou (e muito) nos testes de segurança realizado pelo IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), entidade responsável pela segurança viária nos Estados Unidos. De acordo com o divulgado pelo o instituto, o Fiat 500L registrou notas ruins nos quesitos "estrutura" e "geral".

No impacto diagonal, o principal teste realizado pelo IIHS – que submete a parte diagonal esquerda do veículo a um impacto contra uma barreira rígida a uma velocidade de 64 km/h, algo que pode acontecer quando o automóvel colide com um poste ou de frente com outro veículo na contra-mão, por exemplo –, foi demonstrado alto risco de lesões ao motorista em caso de uma colisão. 

Veja mais: Novo Smart Fortwo enfrenta sedã gigante em crash-test e "sobrevive"

Como se nota pelas imagens, houve destruição das colunas dianteiras. Nem mesmo o acionamento dos airbags frontais e laterais do tipo cortina seriam suficientes para salvar os passageiros da frente em uma batida. Por conta desses resultados, o Fiat 500L recebeu classificação "Pobre", a pior possível na avaliação do IHSS. A mesma nota foi obtida pelo 500 anteriormente.

Outros modelos também foram testados pelo IIHS, o que inclui o Chevrolet Volt, MINI Countryman, Ford C-Max Hybrid, Mitsubishi Lancer, Scion FR-S, Subaru BRZ, Scion xB, Hyundai Veloster, Nissan Juke, Nissan Leaf e Mazda5. Destes, os seis primeiros receberam classificação "Top Safety Pick", sendo que o que mais chamou a atenção foi o carro elétrico da GM. O modelo permaneceu com seu habitáculo sem grandes deformações a ponto de oferecer riscos elevados aos ocupantes.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Qual entrega mais? Honda HR-V ou Citroën C3 Aircross?

Qual entrega mais? Honda HR-V ou Citroën C3 Aircross?

SUVs coadjuvantes em vendas podem ser opção para os best-sellers Creta e T-Cross
Aviação
Primeiro caça Gripen brasileiro vai voar em 2025

Primeiro caça Gripen brasileiro vai voar em 2025

Saab e Embraer estão montando no interior de São Paulo primeiro jato supersônico da FAB que será finalizado no Brasil
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções