Fiat Argo torna-se o carro automático mais barato do Brasil; confira análise com os rivais

Nova opção Drive 1.3 com câmbio CVT chegou ao mercado nesta semana com preço tabelado em R$ 90.990
Fiat Argo 2023

Fiat Argo 2023 | Imagem: Divulgação

Em uma movimentação interessante, a Fiat aproveitou a mesma mecânica composta pelo motor 1.3 Firefly e a transmissão automática CVT presente na gama Pulse para fazer do Argo o atual carro automático mais barato do Brasil

Em sua versão Drive 1.3 com a caixa CVT, o Fiat Argo terá preço sugerido de R$ 90.990, valor que não consegue ser batido por nenhum outro modelo comercializado no país. 

Pelo valor em questão, o Argo Drive 1.3 automático também contempla uma lista de itens de série que não deixa de ser interessante ao reunir os principais recursos de conforto, comodidade e segurança, com destaque para os controles de tração e estabilidade, central multimídia com tela de 7” e suporte aos principais sistemas de espelhamento de smartphones, piloto automático, direção elétrica, ar-condicionado, entre outros. 

Segundo dados da Fiat, com o 1.3 Firefly (107 cv/13,7 kgfm) trabalhando em conjunto com a transmissão automática, o Argo Drive é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em até 11,2 segundos e registra parciais de 12,6 km/l em uso urbano e 13,9 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. 

Concorrentes

Olhando para o segmento, o Chevrolet Onix é um dos hatches compactos que mais se aproxima do Fiat Argo Drive tomando como base a competitividade comercial. 

O Chevrolet conta com uma versão 1.0 turbo automática partindo de R$ 95.050 na maior parte do território nacional. 

É um valor maior, porém o Onix automático de entrada conta com a eficiência superior do motor turbo (116 cv/16,8 kgfm), o que lhe rende desempenho mais envolvente (0 a 100 km/h em 10,1 segundos) acompanhado por médias de consumo muito boas, no caso de 11,9 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada, ambas considerando o uso de gasolina. 

Em relação ao Argo Drive CVT, o Onix automático de entrada fica devendo a central multimídia, mas, ao menos, sai de fábrica com rádio com Bluetooth e 6 airbags. 

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

É importante citar que o Chevrolet alcançou nota máxima (5 estrelas) nos testes de segurança do Latin NCAP realizados na época de seu lançamento, em 2019, com a ressalva de que os padrões de avaliação da entidade foram sensivelmente aprimorados nos últimos anos.  

O Fiat Argo, por sua vez, passou pelo crivo do Latin NCAP em dezembro de 2021, quando os protocolos mais rígidos estavam em vigor, e não alcançou sequer uma estrela nas provas, sendo, portanto, reprovado.

Questão de perfil

Ainda olhando para o mercado de forma geral, encontramos mais opções de hatches automáticos acessíveis, porém seus valores beiram os R$ 100 mil, como é o caso do Citroën C3 Feel Pack 1.6 automático (R$ 96.990) e do Peugeot 208 Active 1.6 automático (R$ 96.990). 

O Hyundai HB20, que liderou a preferência dos consumidores brasileiros por hatches compactos em 2022, demanda um gasto de pelo menos R$ 102.790 para estacionar na garagem de casa o modelo na versão Comfort 1.0 turbo automática. 

Em resumo, o novo Argo 1.3 automático é claramente voltado a quem tem um perfil de compra extremamente racional, onde o preço exerce um fator preponderante na escolha de um automóvel. 

O Argo automático também surge, inegavelmente, como uma boa opção para o público PcD que vai realizar a compra com isenção, em especial pelo fato de seu preço tabelado ficar bem abaixo do teto de R$ 100 mil para que os cidadãos PcD possam obter o abatimento integral de tributos na maioria dos estados. 

Fiat Argo 2023

Fiat Argo 2023

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou