Fiat quer reviver o Uno e terá SUV no Brasil, adianta presidente

Novo executivo responsável pela FCA no país explica alguns passos da empresa por aqui
Fiat Uno 2018

Fiat Uno 2018 | Imagem: Divulgação

Recém-empossado como presidente da FCA para a América Latina, o italiano Antonio Filosa recebeu a imprensa automotiva para uma coletiva na última quinta-feira (10) onde antecipou os próximos passos do conglomerado para nossa região.

O engenheiro destacou que a América Latina ganha cada vez mais espaço dentro da estratégia administrativa global da FCA, como o próximo plano de negócios da empresa para o médio prazo, que será revelado no começo de junho, deixará claro.

Com isso, explicou Filosa, a gestão das marcas do grupo, com destaque para a Fiat, ganhará um viés cada vez mais regional. O conglomerado recentemente abriu uma representação oficial no Chile e o mesmo seguirá com Colômbia e Peru.

Questionado pelo Autoo sobre qual será o caminho da Fiat aqui no Brasil em termos de produto, se a gama vai priorizar picapes ou SUVs, Filosa foi taxativo em afirmar que a Fiat terá sim utilitários esportivos no Brasil mesmo com a presença da marca Jeep por aqui. “Claro que a Toro e a Strada têm muito sucesso, mas eu digo que também teremos SUVs com a marca Fiat”. O Autoo aproveitou para questionar Filosa se haverá alguma sobreposição (ou overlap no jargão em inglês) com os modelos da Jeep, ao que o executivo explicou que “pode haver um overlap entre os SUVs de Jeep e Fiat, mas nunca canibalização. Veja que cada marca tem uma identidade muito distinta, a Jeep foca no estilo de vida, no uso off-road, enquanto a Fiat trabalha com modelos mais urbanos, então é um caminho que podemos adotar para essa diferenciação dentro das linhas”.

Uma notícia animadora fornecida pelo novo presidente da FCA para a América Latina é que a importação do 124 Spider para o Brasil está sendo estudada pela empresa. O roadster, que é um irmão de projeto do aclamado Mazda MX-5, foi revelado no fim de 2015 e que inclusive mostrado aos brasileiros no Salão de São Paulo em 2016 dentro do estande da Fiat. Outra iniciativa que também está sob análise é a volta da Alfa Romeo ao Brasil agora com uma operação mais estruturada. “Se atingirmos um volume de venda de 10.000 carros/ano para a marca, a Alfa Romeo pode ser sustentável no Brasil”, explica Filosa. A oscilação do dólar no Brasil também é outro fator que impacta muito na decisão da empresa de importar novos modelos ao Brasil. O próprio 500, que ainda figura no site comercial da Fiat como linha 2017 e não tem uma oferta regular de novas unidades no Brasil, deverá mesmo voltar a ganhar força por aqui e no mundo com a chegada de sua próxima geração. 

A norte-americana RAM, marca da FCA focada em picapes, é outra empresa que deverá ganhar mais atenção por aqui com a nova administração de Filosa. Apesar da filosofia e estilo diferentes em relação às picapes preferidas pelos norte-americanos – por lá elas são muito mais usadas para rebocar objetos de grande porte, tais como barcos, enquanto aqui no Brasil o uso é muito mais voltado ao transporte de cargas na caçamba – o novo executivo a frente da FCA enxerga um grande potencial dos modelos da gama RAM para explorar nichos de mercado específicos no Brasil. Não está descartada até mesmo a possibilidade do desenvolvimento de um produto com a chancela RAM voltado às necessidades do público latino-americano, dessa forma tornando mais robusta a gama de picapes em conjunto com a linha vendida nos EUA.  

Voltando para um patamar mais acessível, Filosa adiantou que a Fiat prepara novidades para reaquecer o Uno no mercado. Como você pode conferir em nosso ranking, o modelo ocupa uma discreta 50ª posição e, em abril, apenas 655 unidades do modelo foram emplacadas. A linha 2019 do hatch deverá estrear em junho oferecendo uma nova versão de entrada com motorização 1.0 Fire, portanto com valor mais acessível do que o atual Drive 1.0 com o propulsor de 3 cilindros. O preço tabelado, segundo Filosa, ficará na casa de R$ 40.000. Como a Fiat chega a oferecer o Uno 1.0 com 3 cilindros por um valor semelhante, podemos apostar em uma estratégia de preços ainda mais agressiva por parte da Fiat para a nova opção 1.0 Fire do Uno.

Olhando para o futuro, o engenheiro a frente da FCA realça muito as qualidades do etanol como matriz energética e acredita que ele deve ser olhado com atenção, sobretudo em um futuro ao longo prazo pensando no uso em células de combustível. A FCA também não descarta investimentos em motores turbo para o curto e médio prazo, tipo de motor que deverá coexistir com híbridos. “Aqui no Brasil nós estamos trabalhando em formas de melhorar a autonomia de motores flex rodando com etanol. Hoje um motor usando etanol conta com um alcance em torno de 30% menor do que utilizando gasolina. Estamos trabalhando em formas para reduzir essa diferença para a casa de 15%, mas ainda não posso dar muitos detalhes sobre isso no momento”, acrescenta Antonio Filosa.

Um dado relevante que o executivo apresentou é que, pelas contas da FCA, a presença do câmbio automático nos carros comercializados no Brasil vai crescer cada vez mais e a montadora estima em uma participação de 45% de mercado desse tipo de transmissão (automático ou CVT) em 2022. O conglomerado, contudo, descarta nacionalizar neste momento uma caixa automática já que seria necessário um alto volume de produção para justificar o investimento.

Por fim, Filosa destaca o feito da FCA no mês passado, que liderou o mercado brasileiro em vendas se levado em conta todas as marcas do grupo, o que resulta em 37.355 veículos colocados nas ruas em abril. A participação de mercado aglutinando todas as marcas da FCA resultou em uma fatia de 17,8% do total de automóveis e comerciais leves vendidos no quarto mês do ano. A meta do conglomerado é encerrar 2020 como o líder em vendas no Brasil, muito provavelmente com a Fiat no topo do ranking.

 
 
Fiat 124 Spider 2017
 
Fiat 124 Spider 2017
Fiat 124 Spider 2017
Alfa Romeo Stelvio
 
Alfa Romeo Stelvio
Alfa Romeo Stelvio
Alfa Romeo Stelvio
 
Alfa Romeo Stelvio
Alfa Romeo Stelvio
Alfa Romeo Giulia
 
Alfa Romeo Giulia
Alfa Romeo Giulia
RAM 1500 2019
 
RAM 1500 2019
RAM 1500 2019
RAM 1500 2019
 
RAM 1500 2019
RAM 1500 2019
RAM 1500 2019
 
RAM 1500 2019
RAM 1500 2019
Fiat Uno 2018
 
Fiat Uno 2018
Fiat Uno 2018
Fiat Uno 2018
 
Fiat Uno 2018
Fiat Uno 2018
 
 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!