Fiorino genérica, Partner Rapid tem vendas pífias até aqui
Versão do furgão da Fiat com emblemas da Peugeot teve somente 88 emplacamentos em junho
- Compartilhe
Estratégia barata para reforçar o portfólio da Peugeot, a Partner Rapid até o momento não mostrou a que veio.
Lançado em maio, o utilitário nada mais é que uma Fiorino com emblemas da marca francesa. A diferença mais importante é o preço, mais em conta que a original da Fiat – enquanto a Partner saía a partir de R$ 101.990, a Fiorino mais barata custava salgados R$ 110.615 em julho.
Mas nem isso tem ajudado a tornar a Partner Rapid um sucesso de vendas. Pelo contário. Em junho, segundo dados de emplacamentos obtidos por AUTOO, o modelo da Peugeot teve somente 88 unidades vendidas, ou 5,3% do que foi emplacado de Fiorino (1.572 veículos).
Em julho, os dados parciais mostram uma situação um pouco melhor: enquanto a Fiat já tinha vendido 1.211 unidades, a Peugeot registrava 102 carros. Esse número, no entanto, pode incluir alguns exemplares da Partner “real”, de maior porte, e do qual a Rapid emprestou o nome para ajudar na sua imagem.
Ainda assim, trata-se de um patamar muito baixo de aceitação, a despeito do investimento na “novidade” ser bastante marginal já que não envolve qualquer alteração mecânica no furgão.
Por outro lado, desde que a Partner Rapid chegou ao mercado, a Fiorino vem experimentando queda nas vendas. De um total de 2.165 em maio para 1.211 exemplares até esta quarta-feira, 27.
É pouco provável que seja alguma concorrência da Peugeot já que os problemas de produção que a indústria automobilística enfrenta podem ter maior peso na oferta irregular de unidades ao mercado.
Iniciativas como a Partner Rapid não costumam trazer bons resultados já que o consumidor é geralmente atento à origem real de alguns modelos, que não guardam qualquer relação com o “DNA” da marca, para usar um jargão repetido em marketing.
No máximo, esses veículos genéricos servem como forma de ganhar tempo enquanto projetos mais profundos de compartilhamento de plataformas não saem do papel.
- Compartilhe
Veja outras colunas
VW Polo aparece à frente da picape Strada nos emplacamentos de fevereiro
24/02/2024 05h05Modelo que foi líder entre os automóveis em 2023 superou o HB20, o mais vendido em janeiro. Veja números atualizados
Picape Titano será um desafio duro para a Fiat
12/02/2024 10h00Veículo, que chega ao mercado em breve, vai disputar um cliente que não se rende apenas ao marketing agressivo da marca italiana
Tracker foi o carro que mais perdeu valor entre os mais vendidos de 2023; veja ranking
06/02/2024 09h48Além do SUV com 19,1% de desvalorização, Onix e Strada vêm atrás, ambos com 16,1%