Fiorino genérica, Partner Rapid tem vendas pífias até aqui
Versão do furgão da Fiat com emblemas da Peugeot teve somente 88 emplacamentos em junho
Estratégia barata para reforçar o portfólio da Peugeot, a Partner Rapid até o momento não mostrou a que veio.
Lançado em maio, o utilitário nada mais é que uma Fiorino com emblemas da marca francesa. A diferença mais importante é o preço, mais em conta que a original da Fiat – enquanto a Partner saía a partir de R$ 101.990, a Fiorino mais barata custava salgados R$ 110.615 em julho.
Mas nem isso tem ajudado a tornar a Partner Rapid um sucesso de vendas. Pelo contário. Em junho, segundo dados de emplacamentos obtidos por AUTOO, o modelo da Peugeot teve somente 88 unidades vendidas, ou 5,3% do que foi emplacado de Fiorino (1.572 veículos).
Em julho, os dados parciais mostram uma situação um pouco melhor: enquanto a Fiat já tinha vendido 1.211 unidades, a Peugeot registrava 102 carros. Esse número, no entanto, pode incluir alguns exemplares da Partner “real”, de maior porte, e do qual a Rapid emprestou o nome para ajudar na sua imagem.
Ainda assim, trata-se de um patamar muito baixo de aceitação, a despeito do investimento na “novidade” ser bastante marginal já que não envolve qualquer alteração mecânica no furgão.
Por outro lado, desde que a Partner Rapid chegou ao mercado, a Fiorino vem experimentando queda nas vendas. De um total de 2.165 em maio para 1.211 exemplares até esta quarta-feira, 27.
É pouco provável que seja alguma concorrência da Peugeot já que os problemas de produção que a indústria automobilística enfrenta podem ter maior peso na oferta irregular de unidades ao mercado.
Iniciativas como a Partner Rapid não costumam trazer bons resultados já que o consumidor é geralmente atento à origem real de alguns modelos, que não guardam qualquer relação com o “DNA” da marca, para usar um jargão repetido em marketing.
No máximo, esses veículos genéricos servem como forma de ganhar tempo enquanto projetos mais profundos de compartilhamento de plataformas não saem do papel.
Recomendados por AUTOO
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?
Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximosMais um país recebe o maior avião brasileiro
Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro clienteNova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha
Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análiseVeja outras colunas
Será desta vez que o Corolla Cross baterá as vendas do Jeep Compass?
30/07/2024 07h20SUV da Toyota tem superado rival por três meses consecutivos e estava 720 unidades atrás em emplacamentos até o final de julho
Nissan mira Corolla Cross e Toro com novos modelos para o Brasil a partir de 2026
28/06/2024 06h20Marca anunciou lançamento de um SUV médio e de uma picape intermediária, além de confirmar a segunda geração do Kicks nacional
Picape Fiat Titano encosta nas vendas da VW Amarok
24/06/2024 06h40Mas veículo montado no Uruguai continua afetado pela paralisação do Ibama, que está atrasando o licenciamento ambiental