Os novos Onix e Prisma mudaram bastante, inclusive por dentro. Agora é possível contarmos com uma boa noção do que podemos esperar para as cabines das novas gerações do hatch e do sedan, uma vez que algumas imagens começaram a circular na internet (clique na foto principal para acessar a galeria), como antecipa a fan page Ferd. Nas fotos é possível ver o quanto evoluíram os carros da Chevrolet e podemos estabelecer as comparações com os modelos atuais, mas uma coisa é inegável: aquela sensação de estar em um veículo de entrada não vai mais existir. 

No Onix e Prisma atuais, mesmo com a tela multimídia e o painel digital, a impressão era a de estar em um carro com acabamento mais simples. O porta-objetos ao lado do MyLink foi colocado ali "para inglês ver", pois não tem espaço para objetos grandes e, no ângulo em que foi projetado, qualquer frenagem mais brusca fazia o objeto cair.

As saídas de ar-condicionado no centro do painel passaram a ficar abaixo da central multimídia, que foi realocada para a parte de cima do console. Aliás, uma sábia mudança, uma vez que a tela ficava abaixo da linha do volante, fazendo o motorista tirar os olhos da pista para mexer no rádio ou GPS. Agora, além de mais segura, a tela ficou mais acessível. O contorno que parece um degrau no painel continua, mas agora recebeu coloração diferente (que só deve estar presente nas versões topo de linha do hatch e sedã). Já as saídas de ar das extremidades ficaram mais finas, trazendo mais sofisticação ao desenho, e os comandos de ar continuam com seletores redondos, mas agora alinhados.

O volante também evoluiu, com comandos mais claros do lado direito, centro reduzido, base reta e aparentemente mais cuidado no acabamento, com revestimento de couro. O logo da Chevrolet ficou escuro e em vez de detalhes em plástico brilhante o novo modelo traz detalhe prata. Os mostradores perderam o velocímetro digital e agora passa a ter duas parábolas com informações sobre velocidade (direita) e rotações do motor (esquerda). Esse desenho redondo é finalizado com contorno cromado, uma sofisticação bem-vinda aos populares. Ao centro do painel de instrumentos há uma tela que mostra dados do computador de bordo, como consumo, autonomia, marcha engatada e hodômetro.

O retrovisor interno também passou por uma leve modificação: agora passa a ter formato trapezoidal. Esperamos que as versões mais em conta também venham tão caprichadas quanto a das fotos e que isso incentive outras montadoras a melhorar o desenho de seus veículos de entrada por dentro também. Como as imagens do novo interior foram reproduzidas da internet, infelizmente a qualidade está baixa, porém já é possível visualizarmos o painel de uma forma completa. A previsão é que as novas gerações de Onix e Prisma cheguem ao mercado brasileiro ainda neste ano. 

 

Imagem do painel que deverá figurar nos novos Prisma e Onix
Imagem do painel que deverá figurar nos novos Prisma e Onix
Imagem: Ferd

 

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw