Ford confirma novos EcoSport e Ranger para 2012

Além deles, marca lançará outro modelo global. Empresa também investirá R$ 800 milhões no ABC para produzir, ao que tudo indica, o sucessor do Ka

Nova picape Ford Ranger | Imagem: divulgação

Durante coletiva de balanço de 2011, o presidente da Ford Marcos Oliveira confirmou o lançamento em 2012 das novas gerações do EcoSport e da picape Ranger. O executivo também revelou que um terceiro modelo global chegará ao país, sem dar detalhes sobre ele.

Mas a maior novidade é o anúncio de um novo investimento no país. A Ford aplicará R$ 800 milhões na sua fábrica de São Bernardo do Campo com o objetivo de produzir um novo modelo global “com a mais alta tecnologia”, disse Oliveira.

Embora não tenha revelado qual será esse modelo, a maior aposta é que se trata do sucessor do Ka, que será baseado no conceito Start, mostrado no Salão do Automóvel de 2010. Também não foi divulgada a data em que esse produto chegará ao mercado nacional, porém, o limite para isso é 2015. “Até lá 100% dos carros vendidos no Brasil serão globais”, prometeu o presidente da Ford.

Terceiro produto global

Já sobre as novidades do ano que vem, especula-se que a primeira delas será a nova Ranger, que entrará em produção no início de 2012. Moderna, confortável e bem mais atraente, a picape ganhará uma família de motores inédita na região, que será fabricada também na Argentina, como o utilitário.

Já o novo EcoSport tem estreia aguardada para o 2º semestre. Será produzido em Camaçari para o mercado interno, mas também terá linha de montagem em outros países, conforme ‘One Ford’, que prevê a padronização dos produtos da marca.

Veja também: novo EcoSport aparece no site oficial da Ford

Sobre o terceiro modelo global, apenas hipóteses. Sabe-se que a Ranger ganhará uma versão SUV batizada de Everest e que também terá produção no país vizinho. Outro modelo com potencial de venda no Brasil é o novo Escape – também conhecido como Kuga. O crossover de porte médio usa a mesma base do Focus III – que chega em 2013 – e ocuparia uma lacuna na linha da empresa hoje, entre o EcoSport e o Edge.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!