Ford Focus RS sairá de linha por conta de emissões

Versão mais apimentada do hatch da marca do oval azul não será adaptado para novas regras que entram em vigor em 2021
Ford Focus RS

Ford Focus RS | Imagem: Divulgação

O Ford Focus já é praticamente uma memória distante para a maioria dos brasileiros. O modelo, que deixou de ser produzido na Argentina no ano passado, não chegou a receber nem a mais recente geração oferecida na Europa em nosso mercado. No entanto, no Velho Continente, ele segue firme forte tendo até a versão de alta performance RS disponível.

Porém, informações do site francês Cardisiac obtidas com executivos europeus da marca dão conta de que Ford Focus RS deve sair de linha em breve também na Europa. Por lá, a questão não é mercadológica, como foi com os Focus convencionais vendidos no Brasil. Em 2021, um novo conjunto de regras de emissões de poluentes mais restrito entrará em vigor e a Ford não gastará recursos adaptando a versão mais apimentada de seu hatch.

O Ford Focus RS de quarta geração vendido na Europa traz sob o capô um motor 2.3 turbo de quatro cilindros capaz de entregar 355 cv de potência e 48,4 kgfm de torque. Dotado de tração integral, o modelo se posicionava no meio de outros hatches esportivos, tendo menos potência que o Mercedes-Benz A 45 AMG, mas ainda mais força que o A 35 AMG, por exemplo.

De acordo com a publicação francesa, as novas regras de emissões de poluentes na Europa não foram o único fator definitivo para o fim do Ford Focus RS. A matriz da marca já está focando sua produção apenas em picapes e SUVs nos EUA, enquanto a operação europeia vem passando por forte processo de contenção de custos, ao qual o hatch esportivo não resistiu.

Ford Focus RS
Ford Focus RS
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!