A espera pelo Ka 2019 tem sido longa, afinal de contas a Ford mostrou a reestilização do modelo no final de janeiro e só passará a vendê-lo no segundo semestre, mas agora já é possível saber afinal o que o compacto trará de novidades. E elas são muitas.

A marca revelou nesta segunda-feira (28) os detalhes da versão Freestyle, que estreia as mudanças no carro. Entre elas estão o motor 1.5Ti-VCT de 3 cilindros, o mesmo do EcoSport e que entrega 136 cv de potência, um inédito câmbio automático de seis velocidades e a central multimídia SYNC 3 com tela fluteante de 6,5 polegadas.

Além disso, o Ka Freestyle mostra os pequenos retoques estéticos no modelo, alguns exclusivos da versão e outros que serão incorporados pelo restante da linha. Entre as novidades estão a grade em colméia, os faróis com máscara negra, uma moldura em formato de C nos faróis de neblina e um para-choque mais robusto na traseira.

A versão aventureira possui rodas de liga leve de 15 polegadas, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, rack de teto e interior exclusivo com bancos parcialmente em couro.

O Freestyle, sobrenome da versão mais vendida do EcoSport, teve a suspensão elevada em 188 mm além de bitola 3 cm mais larga e eixo traseiro 30% mais rígido além de barra estabilizadora de 23 mm de diâmetro. Ou seja, a Ford quis reforçar a imagem de autenticidade de seu caráter off-road – hoje um nicho que ajuda a elevar as vendas desses compactos.

Melhoria técnica

Se por dentro o novo Ka não demonstra grandes avanços, com exceção da elogiada central SYNC 3, tecnicamente o compacto evoluiu. O motor 1.5 já agradava no EcoSport e deve repetir a dose no hatch, com bom equilíbrio entre torque e economia. A Ford diz que melhorou o câmbio manual, mas é a transmissão automática de seis velocidades que deve chamar a atenção. É uma opção que a marca não oferecia no modelo, ao contrário de seus rivais.

De quebra, o Ka Freestyle vem equipado com controle de estabilidade e tração, item que deve se tornar padrão no mercado. Por falar nisso, os preços estão alinhados com seu principal rival, o Chevrolet Onix.

Enquanto a versão manual custa R$ 63.490 (R$ 1 mil a mais que o Onix Activ), o Ka Freestyle sai por R$ 67.990, ou apenas R$ 100 a mais que o Onix Activ automático. A vantagem é que o pacote de itens do Ford é bem mais recheado que o de seu rival, a começar pelo motor mais moderno e potente (30 cv maior). A briga, no entanto, só começará depois da Copa do Mundo. 

 
 
Ford Ka 2019
 
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
 
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
 
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
 
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
 
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
 
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
 
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/