Ford Ka Freestyle 2019 estreia novo visual, motor e câmbio automático

Versão com apelo off-road custa entre R$ 63,5 mil e R$ 68 mil e será vendida a partir do segundo semestre
Ford Ka 2019

Ford Ka 2019 | Imagem: Divulgação

A espera pelo Ka 2019 tem sido longa, afinal de contas a Ford mostrou a reestilização do modelo no final de janeiro e só passará a vendê-lo no segundo semestre, mas agora já é possível saber afinal o que o compacto trará de novidades. E elas são muitas.

A marca revelou nesta segunda-feira (28) os detalhes da versão Freestyle, que estreia as mudanças no carro. Entre elas estão o motor 1.5Ti-VCT de 3 cilindros, o mesmo do EcoSport e que entrega 136 cv de potência, um inédito câmbio automático de seis velocidades e a central multimídia SYNC 3 com tela fluteante de 6,5 polegadas.

Além disso, o Ka Freestyle mostra os pequenos retoques estéticos no modelo, alguns exclusivos da versão e outros que serão incorporados pelo restante da linha. Entre as novidades estão a grade em colméia, os faróis com máscara negra, uma moldura em formato de C nos faróis de neblina e um para-choque mais robusto na traseira.

A versão aventureira possui rodas de liga leve de 15 polegadas, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, rack de teto e interior exclusivo com bancos parcialmente em couro.

O Freestyle, sobrenome da versão mais vendida do EcoSport, teve a suspensão elevada em 188 mm além de bitola 3 cm mais larga e eixo traseiro 30% mais rígido além de barra estabilizadora de 23 mm de diâmetro. Ou seja, a Ford quis reforçar a imagem de autenticidade de seu caráter off-road – hoje um nicho que ajuda a elevar as vendas desses compactos.

Melhoria técnica

Se por dentro o novo Ka não demonstra grandes avanços, com exceção da elogiada central SYNC 3, tecnicamente o compacto evoluiu. O motor 1.5 já agradava no EcoSport e deve repetir a dose no hatch, com bom equilíbrio entre torque e economia. A Ford diz que melhorou o câmbio manual, mas é a transmissão automática de seis velocidades que deve chamar a atenção. É uma opção que a marca não oferecia no modelo, ao contrário de seus rivais.

De quebra, o Ka Freestyle vem equipado com controle de estabilidade e tração, item que deve se tornar padrão no mercado. Por falar nisso, os preços estão alinhados com seu principal rival, o Chevrolet Onix.

Enquanto a versão manual custa R$ 63.490 (R$ 1 mil a mais que o Onix Activ), o Ka Freestyle sai por R$ 67.990, ou apenas R$ 100 a mais que o Onix Activ automático. A vantagem é que o pacote de itens do Ford é bem mais recheado que o de seu rival, a começar pelo motor mais moderno e potente (30 cv maior). A briga, no entanto, só começará depois da Copa do Mundo. 

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise