Ford planeja mais 14 veículos eletrificados na Europa em 2020

Ação incluirá modelos como as minivans S-Max e Galaxy, além de diferentes níveis de eletrificação dos carros
Acima a dupla Ford S-Max Hybrid e Galaxy Hybrid

Acima a dupla Ford S-Max Hybrid e Galaxy Hybrid | Imagem: Divulgação

A Ford planeja apresentar no mercado europeu nada menos do que quatorze novidades eletrificadas já em 2020. Entre os modelos que devem chegar ainda neste ano estariam versões híbridas das minivans S-Max e Galaxy, que receberão sistema híbrido-leve alimentado por baterias de 48V. Outras alternativas de eletrificação também estariam nos planos.

Segundo o site britânico Auto Express, o conjunto será o mesmo visto no recém-apresentado Ford Kuga Hybrid, que utiliza o nome Escape em outros mercados. Nele, um motor 2.5 de quatro cilindros em linha a gasolina opera no ciclo de combustão Atkinson, mais eficiente, mas menos potente. Ele trabalha em conjunto com um pequeno motor elétrico alimentado por baterias menores e refrigeradas a líquido para manter a eficácia.

Os dados de performance declarados pela Ford para o Kuga Hybrid são de 200 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. Segundo a marca, esse conjunto entregará uma aceleração melhor que a dos atuais modelos 2.0 turbodiesel da marca oferecidos na Europa para a dupla de minivans, além de poluir menos.

Uma das vantagens do sistema híbrido-leve é que as baterias de 48V são mais compactas que as convencionalmente utilizadas por híbridos normais, como o Toyota Prius, por exemplo. Assim, elas não comprometem o espaço interno nem o porta-malas dos carros. Para as duas minivans eletrificadas da Ford, a produção será concentrada na fábrica da marca em Valência (ESP). 

Detalhe do Ford Kuga híbrido durante o carregamento das baterias
Detalhe do Ford Kuga híbrido durante o carregamento das baterias
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!