Ford sabia dos problemas da transmissão PowerShift, revela jornal

Investigação de jornal norte-americano é baseada em materiais da própria marca
Ford Fiesta 2016

Ford Fiesta 2016 | Imagem: Divulgação

Uma reportagem muito sólida e ao mesmo tempo bastante reveladora foi publicada na última sexta-feira (12) pelo jornal norte-americano Detroit Free Press, a qual pode ser lida na íntegra no site do veículo de imprensa. Segundo apuração do periódico, a Ford sabia dos problemas envolvendo a transmissão de dupla embreagem PowerShift (DPS6) e mesmo assim optou por comercializar modelos como o Focus e o Fiesta com o câmbio em questão. Vale a pena lembrar que, aqui no Brasil, o EcoSport também contava com a caixa até a linha 2017.

Segundo o Detroit Free Press relata, e-mails internos da montadora e outros documentos apontam que a fabricante simplesmente ignorou relatos de seu corpo jurídico e até mesmo alertas de um veterano engenheiro de desenvolvimento da companhia dizendo que os modelos equipados com a caixa DPS6 ainda não estavam prontos para o mercado.

O jornal vai além e relata que, ao invés de aguardar e tentar aprimorar a caixa de dupla embreagem, a empresa optou por lançar os carros mesmo assim e tentar resolver os problemas ao longo dos anos seguintes. A fabricante até mesmo orientou concessionários a responder aos consumidores que relatassem problemas no câmbio de seus veículos que o componente operava de forma normal, segundo mencionam alguns documentos. Alguns clientes da marca nos EUA relatam que a transmissão de seus carros simplesmente mudava para Neutro sem qualquer comando do motorista, tornando a condução dos veículos bem arriscada.

Procurada pelo Free Press, a matriz da Ford nos EUA declarou que “desafios são comuns quando se trata de novas tecnologias”. De acordo com a empresa, “muitos consumidores não estavam acostumados com transmissões de dupla embreagem e o modo de atuação do sistema. Após a transmissão ganhar as ruas, outros problemas se desenvolveram. Nós agimos de forma rápida para investigar e determinar esses problemas. Enquanto nós resolvíamos essas questões envolvendo a qualidade da transmissão, as soluções tornavam-se mais complexas e levou mais tempo do que o esperado para resolver a questão. Nós lamentamos a inconveniência e frustração que isso causou em alguns consumidores”, explicou a marca norte-americana.

Segundo análise do Detroit Free Press, mais de 4.300 reclamações foram realizadas para as autoridades reportando o defeito, sendo que a pesquisa ainda constatou 50 relatos que envolveram ferimentos aos ocupantes dos carros afetados com a transmissão problemática. Nenhuma morte está relacionada com o assunto.

Aqui no Brasilo câmbio PowerShift também foi motivo de dor de cabeça para muitos consumidores, o que levou a marca a algumas soluções paliativas como a ampliação do prazo de garantia para o câmbio de unidades do Focus, Fiesta e EcoSport equipados com a caixa DPS6.

Ações na justiça norte-americana alegam que a Ford enganou consumidores. A marca, por sua vez, nega as acusações, porém fechou acordos na Tailândia e Austrália para encerrar algumas reclamações na justiça dos referidos países.

Ford Fiesta 2018
Ford Fiesta 2018
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa