Fraco nas vendas, Kia Stinger pode não ter segunda geração

Esportivo puro sangue da marca sul-coreana tem pouca comercialização e sofre até com concorrência interna
Kia Stinger 2019

Kia Stinger 2019 | Imagem: Divulgação

O Kia Stinger surgiu nasceu com uma dura premissa: ser o primeiro sedã verdadeiramente esportivo da marca. Apostando nessa filosofia, o modelo foi lançado no Brasil em setembro de 2018, custando R$ 349.990. E não era só por aqui que o custo era elevado. Mesmo nos EUA, invadiu o segmento premium. Com alto preço e concorrência forte, o modelo pode nos deixar sem fazer sucessor.

De acordo com o site The Korean Car Blog, o Kia Stinger está sendo considerado pela marca como um fracasso comercial. Entre 2018 e 2019, as vendas caíram 18%. Enquanto isso, o modelo caiu 21% na comparação do primeiro trimestre de 2020 com igual período de 2019. Aqui no Brasil, apenas como exemplo, somente quatro unidades do Stinger foram emplacadas em 2019. 

No entanto, o Stinger sofreu com algo que os sul-coreanos não esperavam. Nos EUA, seu preço o colocou na mesma faixa de valores que modelos de marcas premium, segmento em que os consumidores estavam menos dispostos a comprar um carro da marca Kia. Além disso, ainda há concorrência interna.

Nos primeiros anos de vida ainda, a Genesis é uma divisão de luxo da Hyundai, algo como a Lexus para a Toyota. E essa nova marca oferece o G70, com a mesma proposta esportiva do Kia Stinger, um entre-eixos um pouco mais curto, valor ligeiramente menor e sem o estigma de ser um veículo de uma marca “barata”.

Com pouca rentabilidade frente aos olhos da Kia, uma segunda geração não está confirmada e está cada vez mais distante de acontecer. Mesmo assim, o modelo deverá receber em breve uma atualização, ao menos na Coreia do Sul. Por lá, uma nova geração de motor 3.5 V6 aspirado pode ser introduzida, enquanto o atual 3.3 V6 turbo será mantido.

A transmissão também será substituída por uma unidade automatizada de dupla embreagem com oito velocidades. Junto às alterações, o Kia Stinger deve receber ligeiras atualizações no visual externo, principalmente nas lanternas traseiras, enquanto uma nova tela para central multimídia, com 10,25 polegadas, deve ser mais uma das novidades.

Kia Stinger 2019
Kia Stinger 2019
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!