França só vai comercializar carros novos elétricos a partir de 2040

País europeu toma uma decisão estratégica para se tornar uma nação livre de emissões
A partir de 2040, só modelos elétricos na França

A partir de 2040, só modelos elétricos na França | Imagem: Divulgação

Após a Volvo dar os primeiros passos para abandonar os motores a combustão de seus carros, a França adotará uma postura na mesma direção, segundo anunciado nesta quinta-feira (6) pelo ministro da Energia do país, Nicolas Hulot. 

De acordo com a apresentação de Hulot sobre as novas diretrizes climáticas que o país adotará para os próximos anos, a mais radical delas diz respeito ao fim da comercialização de automóveis novos movidos a gasolina, diesel ou qualquer outro motor a combustão por volta de 2040.

Ainda de acordo com o ministro francês, o governo vai oferecer incentivos fiscais para substituir veículos a diesel atualmente circulando pelo país que contem com mais de 20 anos de uso e também para carros a gasolina produzidos antes de 2001.

Com isso, a previsão é que as vendas de grandes conglomerados franceses como Renault e PSA Peugeot Citroën cresçam consideravelmente graças à política de renovação de frota. A PSA, por exemplo, planeja oferecer versões elétricas para 80% de sua gama por volta de 2023, mais acredita que ainda levará um tempo para converter sua gama de produtos para uma linha somente com veículos elétricos.

O governo francês também vai encerrar a exploração de petróleo e gás em territórios do país, além de eliminar as usinas de eletricidade que operam com carvão em 2022. A ideia do país é incentivar os cidadãos a gerar sua própria eletricidade encorajando o uso de tecnologias alternativas.

“O objetivo é muito duro, mas a França quer se tornar a líder mundial em economia verde”, declarou Hulot. Vale a pena destacar que os carros elétricos atualmente representam apenas 1% das vendas mesmo em mercados de regiões desenvolvidas como Europa, EUA e China. O alto custo desses modelos e as limitações de autonomia figuram como as principais causas que ainda impedem a disseminação desses veículos.

De acordo com uma previsão da Bloomberg New Energy Finance, os carros novos movidos a eletricidade irão suplantar as vendas dos automóveis a combustão dentro de duas décadas na medida em que o custo das baterias vai cair.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa