GM destrona Fiat e VW e lidera mercado

Resultado inusitado foi alcançado devido ao bom resultado de vendas do Cobalt

Chevrolet Cobalt 2012 | Imagem: Divulgação

O mercado automotivo brasileiro não para de crescer. Após apresentar recorde nas vendas durante o ano passado, 2012 começa apresentando números positivos, segundo dados da Fenabrave.

Somando carros de passeio com comerciais leves, foram emplacadas 252.697 unidades no primeiro mês do ano, alta de 9,81% sobre o mesmo intervalo de 2011. Mas se levarmos em consideração dezembro, houve retração de quase 24%, isso porque normalmente janeiro é um período em que as pessoas se "recuperam" dos gastos de final de ano.

Entre as marcas, a briga foi acirrada pela liderança e quem levou a melhor foi a Chevrolet, que destronou a Fiat por 948 unidades. A Volkswagen aparece na terceira colocação com 844 carros de diferença em relação a marca italiana e a Ford e a Renault fecham o “top five”.

O destaque fica por conta da Nissan, que em janeiro de 2011 ocupava a 11ª colocação e nesse ano subiu para 6º, ficando com 3,32% do mercado. Mas a situação pode mudar, pois, caso ocorra realmente a quebra do acordo com o México, a marca japonesa será uma das mais afetadas, tudo porque seus principais produtos à venda no Brasil (March, Versa, Tiida e Sentra) são trazidos de lá.

Leia também: Este é o novo Siena, que chega em março

Já entre os veículos, nada de novidade. O Gol venceu o Uno e ficou em primeiro lugar por pouco mais de mil unidades e, entre os comerciais leves, a situação inverte e a Fiat detém a liderança com a Strada, que inclusive encontra-se ameaçada, pois a diferença em relação a Saveiro caiu para 1.578 unidades.

Veja mais: ranking completo de marcas e modelos

Surpresa mesmo foi ver o sedã Cobalt saltar de 39º lugar em dezembro do ano passado para 10º em janeiro. O modelo somou 5.905 emplacamentos e ficou à frente de concorrentes de peso como Fiat Siena (14º), Ford Fiesta Sedan (17º) e Renault Logan (31º), além de ter ajudado a própria marca a agarrar a liderança.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!