Este é o novo Siena, que chega em março

Sedã da Fiat herda novidades do Palio, mas ganha visual exclusivo e mais sofisticado

Novo Fiat Siena: visual diferente do Palio | Imagem: João Kleber do Amaral

Uma das lições absorvidas pelos fabricantes de automóveis nos últimos anos com os consumidores é que existe um público muito diferente para hatches e sedãs. Não basta acrescentar um bagageiro avantajado a um modelo, como a Peugeot fez com o 307, é preciso pensar além.

A própria Peugeot aprendeu com a dupla 308 e 408 e outras marcas como a Nissan adotaram a estratégia de cara – os japoneses lançaram o March e o Versa com visuais diferentes. Agora é a vez da Fiat mostrar que daqui para frente Palio e Siena serão mais “primos” que irmãos.

Leia também: Maior e mais requintado, Grand Siena chega por R$ 38.710

É verdade que na essência eles continuam mais unidos do que nunca, mas no visual e na seleção de equipamentos, quanta diferença. Previsto para chegar às concessionárias no começo de março – a apresentação à imprensa deverá ocorrer na última semana de fevereiro – o novo Siena mudará de patamar e, mais até que o Palio, quer tirar a atenção dos recentes lançamentos do segmento para oferecer não só espaço como beleza e requinte, por que não.

Mas os leitores do AUTOO não precisarão esperar até lá para ver o Siena em sua nova roupagem. As ilustrações que vocês vêem nesse artigo foram produzidas com exclusividade para o canal e mostram o sedã praticamente do jeito que ele chegará ao mercado.

Frente e traseira exclusivas

Antes de falar das diferenças, vamos falar das similaridades. É na lateral que o Siena mais lembrará o novo Palio: portas, maçanetas e o friso são praticamente idênticos por uma questão de custos. Já a frente terá visual exclusivo, com faróis alongados bem maiores que os do hatch. A grade também será mais ampla e com um detalhe cromado no alto – no Palio existe aquele friso copiado do 500. O para-choque, com belos recortes, promete ressaltar ainda mais o estilo do modelo.

O melhor do novo Siena, no entanto, é mesmo a traseira. Se no atual modelo há uma caída abrupta e um volumoso e deselegante porta-malas, na próxima geração esbanjará bom gosto (veja antes e depois abaixo). O perfil da carroceria será parecido com o de um cupê e o bagageiro será curto, mas sem perder a capacidade. As lanternas que invadem a tampa e a lateral dão o toque final ao carro.

Veja também: galeria de imagens do novo Fiat Siena

O painel, por outro lado, será quase idêntico ao do Palio – apenas os difusores de ar e outros detalhes menores serão modificados para dar mais personalidade ao sedã.

A Fiat, no entanto, tem outra visão sobre o mix de versões do Siena. Se o Palio ganhou até modelo com motor 1.0 logo de cara, o sedã deve abdicar dessa opção. Como é voltado para um público que necessita de potência, já que é um carro familiar, ele deve ter versões com motor 1.4 Evo e 1.6 E.torQ – talvez até mesmo o motor 1.8 E.torQ. As transmissões serão as mesmas do hatch, manual de cinco marchas e Dualogic, automatizada.

Veja também: avaliação completa do novo Fiat Palio

A montadora italiana também pretende manter em linhas algumas versões do atual Siena com um pequeno facelift para dar conta da concorrência com modelos mais baratos. Por falar em preço, é sensato imaginar que o novo Siena não terá grande acréscimo, como ocorreu com o novo Palio. Se essa ideia for levada à frente, o modelo deve partir de R$ 36 mil com uma boa lista de equipamentos como direção hidráulica, trio elétrico e airbags duplos, por exemplo. Nada mal para quem nasceu há 15 anos de maneira um tanto tímida.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa