GM mantém produção do Onix paralisada depois das fortes chuvas no RS

Fábrica em Gravataí (RS) estava em recesso programado com retorno para dia 7, mas continuará parada até dia 10
Linha de produção do Chevrolet Onix deverá receber investimentos, mas permanece parada com fortes chuvas no RS

Linha de produção do Chevrolet Onix deverá receber investimentos, mas permanece parada com fortes chuvas no RS | Imagem: Divulgação

A fábrica da GM em Gravataí (RS), onde é fabricado o Onix, nas versões hatch e sedã, estava em recesso programado para ajustes na cadeia de suprimentos entre os dias 2 e 6 de maio, com retorno previsto para esta tercça-feira (7). Mas isso não vai acontecer por causa das fortes chuvas que acabaram deixando várias cidades no Rio Grande do Sul em situação de calamidade. Em comunicado, a fabricante diz que  concedeu days off nos dias 8, 9 e 10 de maio na fábrica como medida para priorizar a segurança dos seus empregados.

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Consultada pela reportagem de Autoo, a assessoria de imprensa da GM no Brasil disse que exatamente o local onde fica a fábrica em Gravataí (RS) não foi afetado por grandes enchentes, mas que a fabricante está avaliando dia a dia as circunstâncias e várias ações estão sendo tomadas. A empresa também tem trabalhado em conjunto com o Instituto GM e voluntários para apoiar empregados atingidos e a comunidade com doações em dinheiro, alimentos e roupas, além do empréstimo de veículos para operações de resgate.

 Enquanto permanecem sem trabalhar, os empregados da linha de produção em Gravataí (RS) acabaram de fechar um acordo com a fabricante que valiou as propostas negociadas desde janeiro , que envolve pagamento de abono, participação nos lucros, reajuste de piso salarial pela inflação e pagamento de banco de horas.

Fábrica terá investimentos, mas funciona abaixo da capacidade

Chevrolet Onix na linha de produção em Gravataí (RS), que trabalha bem abaixo da capacidade atualmente
Chevrolet Onix na linha de produção em Gravataí (RS), que trabalha bem abaixo da capacidade atualmente
Imagem: Divulgação

Apesar disso,  e dos R$ 7 bilhões em investimentos que a GM anunciou no Brasil, em janeiro, montante que deverá ser gasto até 2028, o ritmo de produção em Gravataí (RS) está bem abaixo da capacidade instalada, que é de 380 mil unidades/ano. 

Sobre os investimentos, na época em que foi anunciado, a GM disse apenas que  irá usar os recursos "na renovação completa do portfólio de veículos, desenvolvimento de tecnologias inovadoras e customizadas para o mercado local, além da criação de novos negócios. As fábricas também receberão evoluções que as tornarão ainda mais modernas, ágeis e sustentáveis".

Sabe-se que o Onix irá passar por mudanças no primeiro semestre do ano que vem para continuar competitivo, já que está desde 2019 sem novidades significativas. No primeiro quadrimestre de 2024, a versão hatch do compacto está em segundo lugar no ranking de vendas, com 26.853 unidades, seguido de perto pelo Fiat Argo (26.652) e pelo Hyundai HB20 (26.247), conforme dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos).

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Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

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