Visitamos uma fantástica coleção de carros fora de série nacionais; veja vídeo

Acervo conta com raridades como Farus, Glaspac, Farus, Santa Matilde, entre outras marcas

Quando pensamos no conceito de fora-de-série rapidamente a idéia de algo artesanal vem à mente. Na verdade esse estilo reinou no Brasil em parte durante a década de 70 e, em especial, nos anos 80, com diferentes marcas e estilos.

VEJA TAMBÉM:

Esse segmento ganhou muita importância a partir da proibição das importações no Brasil, em 1976. Nesse momento não era permitida a entrada de quaisquer tipos de bens de consumo ou insumos do exterior. O objetivo principal do governo na época era estimular a indústria nacional.

Dentre as várias marcas que surgiram a Puma merece especial atenção. O primeiro modelo da marca surgiu em uma fazenda na cidade de Matão. Rino Malzoni botou sua idéia no papel e com a ajuda de Anísio Campos, o mago do design da época, conseguiu transformar seu sonho em realidade.

Raridades fabricadas em baixa escala de produção

Além do aspecto técnico e histórico da marca, o modelo ganhou mais estilo em 1968, passou a contar com a confiável mecânica Volkswagen e se tornou um dos carros mais belos já produzidos. As exportações começaram a todo vapor (1970) e o felino ganhou fãs na Europa e Estados Unidos.

Nos últimos anos tivemos apenas o Lobini, não temos muitas opções. Vale lembrar que com a abertura das importações, em 1990, a tecnologia dos carros estrangeiros, que há muito tempo já vinha sendo utilizada, acabou com os últimos sobreviventes do nosso mercado.

Nesse sentido é importante lembrar que uma das únicas que teve uma sobrevida foi a Miura. Nessa época eles estavam produzindo também picapes modificadas, algo que ainda teve um pouco de mercado no início a nova década. O carro e suas várias versões acabaram sucumbindo à  concorrência estrangeira e alto custo de produção.

A coleção traz ainda exemplares de diversos outros fabricantes que tiveram uma importância muito grande nessa história toda: Gurgel, Glaspac, Santa Matilde e vários outros que você descobre na matéria completa. Até a semana que vem!

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Veja outras colunas

VW Kombi e ID.Buzz: um encontro histórico; assista ao vídeo

07/06/2024 18h56

O clássico e o moderno lado a lado mostram quanto a indústria automotiva evoluiu

Um ousado VW Fusca desafia os motores V8; assista ao vídeo

29/05/2024 17h45

Trata-se do Inch Pincher, com visual exótico e motor boxer bem preparado com estilo norte-americano

Visitamos uma fantástica coleção de carros fora de série nacionais; veja vídeo

17/05/2024 16h01

Acervo conta com raridades como Farus, Glaspac, Farus, Santa Matilde, entre outras marcas