GMC Canyon 2023, base para a nova Chevrolet S10, é flagrada nos EUA

Evolução da família de picapes médias da GM deverá ser conhecida já no ano que vem
Flagra da nova geração da GMC Canyon em teste nos EUA

Flagra da nova geração da GMC Canyon em teste nos EUA | Imagem: GM Authority

Segundo informações apuradas pela imprensa especializada norte-americana, é cada vez mais interessante ficarmos de olho nas evoluções para a GMC Canyon e a Chevrolet Colorado nos EUA, uma vez que a família de picapes médias da GM deverá evoluir de forma conjunta, acarretando em reflexos diretos para a sucessora da nossa Chevrolet S10 nacional

Pela segunda vez os colegas do GM Authority conseguiram captar imagens da nova GMC Canyon 2023 realizando testes na área metropolitana de Detroit, nas cercanias da sede da GM. 

Apesar de pesadamente camuflada, já podemos identificar alguns elementos na Canyon 2023, como a presença de uma grade dianteira notadamente encorpada e ocupando boa parte da dianteira. Como é comum aos modelos da GMC, a robustez nas formas deverá estar presente na nova geração da Canyon. 

Tanto a representante da GMC, quanto a futura evolução completa das Chevrolet Colorado e S10 deverão ser construídas sobre a nova plataforma 31XX-2, uma evolução da arquitetura 31XX que sustenta os projetos das picapes atuais. 

Eficiência e sofisticação

Para oferecer um pacote de tecnologia e assistência à condução bem mais sofisticado, algo que estará cada vez mais presente nos modelos da categoria, as picapes médias da GM contarão com uma arquitetura elétrica avançada, denominada Global B. 

Ao menos nos EUA, as picapes deverão contar com conjuntos mecânicos bem mais eficientes, trocando motores de maior deslocamento por unidades compactas e sobrealimentadas. 

A mídia especializada local dá como certa a presença, por exemplo, do motor 2.7 turbo a gasolina com potência na casa de 310 cv. Associado à caixa automática de 10 marchas, o conjunto deverá trazer para as picapes nível de desempenho mais do que suficiente com a vantagem do bom equilíbrio no consumo de combustível. 

Apesar da opção 2.8 turbodiesel ter grande chance de ser descontinuada nos EUA, aqui no Brasil a demanda por picapes médias reside em grande parte por este tipo de motorização, logo certamente a próxima geração da Chevrolet S10 deverá preservar a oferta de motor baseada no combustível em questão. 

As próximas gerações da GMC Canyon e da Chevrolet Colorado deverão ser reveladas ao longo de 2022, com a estreia comercial nos EUA ocorrendo no ano seguinte. Aqui no Brasil, a nova geração da Chevrolet S10 poderá ser revelada em 2023, mesmo ano em que a nova Ford Ranger fará sua estreia local. A S10 completamente renovada deverá inaugurar a linha 2024 da picape. 

Nova Chevrolet S10: norte-americana Silverado é a inspiração para o modelo
Projeção da Chevrolet S10 2024: norte-americana Silverado é a inspiração para o modelo
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG