''Um monstro fora do asfalto'': como é dirigir a Hummer EV com seus mais de 1.000 cv

Picape elétrica impressiona por desempenho de esportivo e valentia fora do asfalto
GMC Hummer EV 2022

GMC Hummer EV 2022 | Imagem: Divulgação

Foi em 2021 que a General Motors surpreendeu o mundo ao anunciar a volta do Hummer. Só que as semelhanças com o famoso jipe militar se limitavam ao nome, já que ele reencarnaria como uma submarca de veículos elétricos da GMC.

O primeiro modelo é uma picape batizada simplesmente de Hummer EV, e o pessoal do Carscoops já teve a oportunidade de dirigi-la.

Mesmo tendo sido concebida em apenas 15 meses, a picape impressiona pelo design elaborado.

A grade frontal é iluminada e dá um efeito intimidador à noite. O estilo parrudo é reforçado por vários detalhes externos pintados na cor preta. 

Os colegas do Carscoops destacaram alguns detalhes, como o teto panorâmico composto por quatro placas de policarbonato reforçado, que podem ser facilmente removidas apenas puxando uma alavanca.

Além disso, a janela traseira pode ser recolhida automaticamente e o para-brisa, rebatido. O veículo vem com uma caixa de ferramentas muito úteis para remover algumas partes móveis do carro e até desmontar uma pequena escada que pode ser acomodada abaixo do banco traseiro.

As rodas de 18 polegadas são calçadas com enormes pneus Goodyear de 35 polegadas, que são os maiores já empregados em um veículo produzido em série. Mas saiba que as caixas de rodas podem acomodar pneus de até 37 polegadas.

A caçamba de 1,52 metro de comprimento não é das maiores, mas as caixas de rodas praticamente não invadem o espaço destinado à carga. Há alguns acessórios, como luzes de cortesia, ganchos para fixação de carga e tomadas, além de uma estrutura preparada para reboque. É possível encomendar vários acessórios, inclusive um suporte para transportar o estepe.

Interior minimalista

O Carscoops destaca que a cabine rompe com a tradição da Hummer. Apesar do estilo rústico, ela preza pelo minimalismo e concentra as principais funções em poucos elementos. Há duas telas na cabine: o painel digital de 12,3 polegadas pode exibir várias informações do veículo, desde os comandos de som até os mapas do GPS. 

A central multimídia tem uma tela tátil de 13,4 polegadas com integração aos serviços do Google, inclusive a função de Assistente. Por meio dela é possível escrever mensagens de texto, realizar ligações e executar outras tarefas.

GMC Hummer EV 2022
GMC Hummer EV 2022
Imagem: Divulgação

A chave convencional é substituída por um modelo digital em um aplicativo de smartphone. Basta o aparelho estar perto do veículo para que as portas se destravem e as luzes sejam acesas. O console central é do tipo flutuante e conta com carregador de celular por indução, além de entradas USB dos tipos A e C.  

No geral, a cabine é moderna, mas tem um acabamento relativamente simples. A intenção é que o interior seja resistente a lama e sujeira no geral, sendo que algumas partes podem até ser lavadas. É por isso que os bancos são revestidos em couro sintético e o assoalho tem peças feitas em vinil que são facilmente removidas para limpeza.

Mesmo assim, isso não significa que a picape seja espartana. A lista de itens de série inclui sistema de som da Bose com 14 alto-falantes, ar-condicionado digital e bancos dianteiros com aquecimento. O Carscoops destaca o generoso espaço interno. Quem viaja no banco de trás tem 98,8 milímetros de espaço para as pernas.

Autonomia maior do que as rivais

Baseado na plataforma Ultium, a Hummer EV traz um módulo de 24 baterias com capacidade de 212,7 kWh, que fazem parte da estrutura do chassis e é bastante protegido para suportar o uso no fora-de-estrada.

Esse pacote de baterias suporta até 800 volts para carregamento rápido. A picape pode ser recarregada em estações de até 350 kW, nas quais obtém 161 quilômetros de autonomia em apenas 12 minutos de uso.

A autonomia informada pela empresa é de 519 quilômetros. É um número impressionante, considerando que suas principais rivais estão abaixo disso. Enquanto a Rivian R1T roda até 505 quilômetros, a Ford F-150 Lightning tem 515 quilômetros disponíveis.

Desempenho surpreendente

O Carscoops destaca como a Hummer EV “desafia as leis da física”. Isso porque, apesar de pesar mais de 4 toneladas (ou exatos 4.111 quilos), ela tem um desempenho impressionante.

Equipada com nada menos do que três motores elétricos (sendo dois deles no eixo traseiro), a picape Hummer entrega 1.014 cv e mais de 160 kgfm de torque instantâneo. É mais do que entregam as rivais F-150 Lightining (que tem dois motores e 571 cv) e R1T (com seus quatro motores e 847 cv).

Segundo a GMC, a Hummer EV pode rebocar até 3.402 quilos e existe um aplicativo que pode simular o funcionamento da picape com um trailer na traseira. 

Destaque para o controle de largada chamado de Watts to Freedom (ou WTF, fazendo uma divertida piada com a sigla famosa por uma expressão de espanto em inglês). Ativado ao pressionar duas vezes o botão do controle de tração, ele baixa a altura da suspensão e pede para que o motorista pise nos pedais do freio e do acelerador ao mesmo tempo. Ao soltar o freio, a picape vai de 0 a 96 km/h em aproximadamente três segundos. Nada mal.

Mesmo com tanto desempenho à disposição, dirigir a Hummer EV é uma experiência “notadamente civilizada”. O Carscoops atribui a sensação à suspensão independente dianteira e traseira, além do sistema de suspensão adaptativa, que “lê” as condições do piso a cada dois milissegundos para ajustar as configurações do carro.

“O resultado final é uma condução suave e confortável que se encaixa perfeitamente ao uso na cidade e na estrada. A dinâmica é outra história, já que o comportamento é típico de uma picape. Mesmo assim, a sensação não é de estar conduzindo um tijolo”, ressaltou o Carscoops.

A picape ainda traz o modo de condução autônoma Super Cruise, que assume a direção e controla acelerações e frenagens, desde que você esteja rodando em uma das estradas mapeadas pela GM nos Estados Unidos e Canadá. 

Durante a avaliação do Carscoops, o sistema apresentou funcionamento perfeito e até realizou ultrapassagens graças à função de mudança automática de faixa de rolagem. Apesar disso, é importante ressaltar que o condutor precisa estar sempre atento para intervir em caso de emergência.

Sobe até parede

Os colegas do Carscoops afirmaram que o Hummer EV é um “monstro” fora do asfalto.

Segundo a empresa, o veículo pode escalar rampas verticais com até 60% de inclinação e capacidade imersiva de até 813 milímetros de água.

A Hummer EV tem 25,7 cm de altura livre do solo e ângulos de entrada e de saída de 41,5º e 31,6º, respectivamente. No modo Terrain, a suspensão a ar aumenta a altura em 46 milímetros e também eleva os ângulos de entrada e de saída para 44,3º e 33,7º.

Outra virtude é a possibilidade de conduzir com apenas um pedal, já que o sistema se encarrega de “ativar a frenagem regenerativa e o torque do motor” apenas por meio do acelerador - ou quando você alivia a pressão no pedal. 

Existe ainda o modo Extract, que eleva a altura em relação ao solo para incríveis 40,4 cm. Já os ângulos de entrada e saída sobem para 49,7º e 38,4º. Para auxiliar nas trilhas, a picape ainda traz o sistema de câmeras UltraVision, que exibe imagens de 18 câmeras diferentes.

O sistema de tração nas quatro rodas merece um capítulo à parte. Ao contrário da maioria dos sistemas, que permitem o esterçamento das rodas dianteiras em apenas alguns graus, o recurso faz com que as rodas sejam esterçadas em 10 graus.

No modo Auto, as rodas traseiras são viradas para a direção oposta a do eixo dianteiro para auxiliar nas manobras em baixa velocidade. Quando a picape está em velocidades altas, todas as rodas são esterçadas para o mesmo lado para aumentar a estabilidade.

Existe ainda o inovador modo CrabWalk, que vira todas as rodas no mesmo ângulo para fazer com que a picape rode na diagonal. Pode ser um modo para se exibir aos seus amigos, mas também ajuda a sair de um lugar apertado.

Boa opção

O Carscoops define a GMC Hummer EV como “uma picape sem igual” por combinar a motorização elétrica com “desempenho fora da curva, capacidade off-road impressionante e tecnologias de ponta”.

Pena que a picape é cara até para os padrões dos Estados Unidos. A versão Edition 1 sai por US$ 110.295, mas a versão de entrada EV2 deve ser lançada em 2024 por US$ 79.995. “Os clientes podem ter de aguardar um pouco mais, mas dois dias com a picape já mostraram que a espera valerá a pena”, concluiu o Carscoops.

GMC Hummer EV 2022
GMC Hummer EV 2022
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas