Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Governo planeja reduzir impostos de carros de até R$ 100 mil

Medidas para ampliar vendas de veículos devem ser anunciadas em 25 de maio, segundo jornal

Os carros com valores até R$ 100 mil deverão ser beneficiados com a redução carga tributária. A desoneração é parte de um plano de incentivo à indústria automobilística a ser anunciado pelo governo federal no próximo dia 25, de acordo com o jornal O Estado de São Paulo.

Desde que assumiu, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem falado sobre a volta do “carro popular”. Entidades e montadoras também têm solicitado que a gestão federal atue para estimular as vendas de carros, que estacionaram num patamar baixo, de cerca de 2 milhões de veículos novos por ano – para uma capacidade de produção de 4,5 milhões de unidades.

Segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), boas notícias serão anunciadas em breve. Em conversas, o também Ministro da Indústria e Comércio teria revelado que haverá desoneração para veículos populares.

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Além disso, o governo estuda usar o FGTS como fundo garantidor, a fim de reduzir o risco de inadimplência.

A meta, segundo o mercado, seria oferecer veículos novos com valores entre R$ 45 mil e R$ 50 mil. Atualmente, os dois modelos mais baratos do país, o Fiat Mobi e o Renault Kwid, custam R$ 68.990.

Chevrolet Onix 2020
Chevrolet Onix 2020
Imagem: César Tizo

Portanto, seria preciso desonerar brutalmente os impostos para reduzir seus preços em pelo menos 27,5%. A outra solução é retirar equipamentos para simplificá-los, porém, isso esbarra em itens obrigatórios e também recursos que hoje o consumidor não abre mão como direção assistida ou ar-condicionado.

Ao beneficiar os modelos até R$ 100 mil, o governo deixaria boa parte das versões mais caras do Chevrolet Onix, automóvel mais vendido em 2023.

Reinado dos SUVs

A venda de carros populares perdeu força nos últimos anos, em meio à crise econômica e a pandemia do Covid-19. Desde 2021, os utilitários esportivos passaram a emplacar mais unidades que os chamados hatches compactos, que sempre foram os mais vendidos do país.

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Modelos consagrados como o Gol e o Uno foram descontinuados, um sintoma da perda de demanda e da transformação do mercado.

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