Great Wall Motors deve chegar ao Brasil já produzindo SUVs

Segundo jornal, fabricante chinesa adquiriu fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP)
Haval H6: terceira geração do SUV já é comercializada no Chile

Haval H6: terceira geração do SUV já é comercializada no Chile | Imagem: Divulgação

Notícia relevante, apesar de ainda não confirmada, foi apurada por Marcelo Ninio em seu blog no jornal O Globo.

Segundo ele, a chinesa Great Wall Motors adquiriu a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), pavimentando o caminho para que a montadora passe a operar no Brasil.

Procurada pelo AUTOO, a Mercedes-Benz declarou apenas que “não comenta especulações”.

De acordo com o blog, a negociação entre as partes foi concretizada há cerca de duas semanas e a intenção da Great Wall Motors seria produzir automóveis de passeio no Brasil.

Outros detalhes, como o preço e condições da negociação, não foram conhecidos até o momento. 

Se as duas empresas oficializarem a aquisição, será um desfecho interessante para a unidade da Mercedes-Benz no interior paulista, que deixou de montar o Classe C e o GLA no fim de 2020

Quem é a Great Wall Motors?

A Great Wall Motors ocupa o posto de maior fabricante automotiva privada da China.

A empresa começou a exportar seus modelos em 1998, concentrando um portóflio de SUVs e picapes.

Hoje a Great Wall Motors atua em mais de 60 países, com presença na Rússia, África, Austrália, Américas Central e do Sul, Sul da Ásia, Oriente Médio.

Em 2018, a Great Wall Motors e a BMW estabeleceram a Spotlight Automotive, joint venture na China com foco no desenvolvimento de novas tecnologias e veículos.

Marcas e modelos

Na China e nos diferentes países onde atua, a Great Wall Motors opera por meio de quatro marcas que integram a companhia.

Uma das mais internacionalizadas é a Haval, focada em SUVs. O portfólio atual da marca contempla entre seus produtos mais recentes o SUV compacto H6, já em sua terceira geração, o Jolion, também de porte equivalente, além do F7 e do H9, este um modelo de maior porte e com caráter off-road.

Entre as outras marcas figuram a Ora, focada em automóveis elétricos, a Great Wall Motors Pickup, como o próprio nome diz responsável por veículos comerciais, e a Wey, marca de luxo do conglomerado que faz uma referência à Jack Wey, fundador da Great Wall Motors. 

Com isso, faria mais sentido para a empresa apostar em uma eventual fabricação no Brasil dos produtos da Haval ou da linha de picapes da Great Wall, como é o caso da Poer, modelo de médio porte comercializado inclusive na Austrália e Nova Zelândia. 

A Great Wall Poer, inclusive, foi escolhida como o utilitário do ano pela revista Autocar New Zealand.

Haval é uma das quatro marcas que integra o portfólio da Great Wall Motors
Haval é uma das quatro marcas que integra o portfólio da Great Wall Motors
Imagem: Divulgação