Great Wall inicia seu ''plano de eletromobilidade'' para o Brasil

Primeira rede com 100 pontos de recarga será instalada inicialmente no estado de São Paulo
Detalhe da plataforma híbrida da Great Wall Motor

Detalhe da plataforma híbrida da Great Wall Motor | Imagem: Divulgação

Como sua gama será composta exclusivamente por modelos eletrificados, sejam eles híbridos, híbridos plug-in ou 100% elétricos, a Great Wall Motor Brasil (GWM Brasil) começa a investir na criação da infraestrutura local para ajudar na difusão dos seus futuros veículos no país. 

Em cerimônia oficial, que contou com a participação do governador de São Paulo, João Doria, a GWM Brasil anunciou, na última quarta-feira (16), a implantação de uma rede de recarga com 100 pontos espalhados pelo estado até o fim de 2023. 

De acordo com a fabricante, os equipamentos de recarga serão montados principalmente nos pontos de venda e serviços da GWM, onde o carregamento será gratuito e estará disponível para veículos eletrificados de qualquer modelo ou fabricante 

A futura rede de recarga da GWM será alimentada preferencialmente com energia limpa, na maioria dos casos por meio da instalação de placas fotovoltaicas, detalha a empresa. 

Segunda fase

Em uma segunda fase do projeto, a GWM prevê a inauguração de eletropostos nos demais estados do país nos próximos anos. A criação dessa rede se dará tanto por meio de parcerias locais quanto por operação direta. 

O "plano de eletromobilidade" da GWM para o Brasil, como foi chamado, também prevê a formação de uma rede de parceiros, fornecedores e startups que ajudarão a desenvolver o ecossistema de eletrificação no Brasil. 

A iniciativa também deverá contemplar a instalação de estações de recarga em estabelecimentos comerciais de grande circulação, como estacionamentos, shoppings e supermercados. 

Modelos

A GWM confirmou que vai oferecer no Brasil o híbrido plug-in com a maior autonomia elétrica do mundo, de 200 quilômetros. Esse modelo ainda é capaz de efetuar a recarga de 80% da sua bateria em apenas 30 minutos. 

Os demais veículos com motorização híbrida da GWM terão opções de configuração que variam de 230 a 430 cv de potência e de 41,8 a 77,7 kgfm de torque. Alguns deles, de acordo com a fabricante, serão capazes de entregar uma aceleração de 0 a 100 km/h entre 4,8 e 7,2 segundos, com médias de consumo de combustível entre 75 km/l e impressionantes 208 km/l no uso combinado dos motores elétrico e a combustão. 

Como já anunciado, todos os modelos produzidos pela a GWM no Brasil por meio de suas marcas Haval, Tank e Poer terão recursos de conectividade e sistemas semiautônomos de segurança Nível 2 de série, além de reconhecimento facial do motorista, atualização de sistemas e softwares pela nuvem e uso do comando por voz para controlar diversas funções do veículo. Os veículos também estarão prontos para suportar o recursos de conectividade 5G.  

Fábrica da Great Wall Motor Brasil em Iracemápolis (SP)
Fábrica da Great Wall Motor Brasil em Iracemápolis (SP)
Imagem: Divulgação

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