Para muita gente ele ainda é sinônimo de carro barato ou de hatchback compacto. Já superando a marca de 8 milhões de unidades produzidas ao longo de 38 anos de mercado, é sempre bom lembrar que o Volkswagen Gol foi por 27 anos o carro mais vendido do Brasil, um feito que muitos automóveis gostariam de alcançar.

Longe de figurar como um modelo esquecido pela Volkswagen, o Gol ainda recebe uma boa atenção por parte da marca até mesmo por conta de seu legado no mercado nacional. Na cabeça de muita gente, a escolha por um Gol no mercado de usados é a opção por “não errar” na hora de comprar seu próximo automóvel, já que ele conta com um histórico de alta liquidez nas vendas e desvalorização bem controlada.

A marca alemã também deseja manter o Gol vivo dentro do mercado e já trabalha em seu sucessor. Enquanto ele não chega, o que deverá ocorrer apenas na próxima década, a Volkswagen vai realizando algumas alterações interessantes no modelo como a chegada do câmbio automático de 6 marchas, que também passou a figurar no irmão Voyage. Esse tipo de transmissão é cada vez mais desejada pelos brasileiros em praticamente todos os segmentos do mercado e os rivais diretos do Gol também já ofereciam esse tipo de transmissão há um bom tempo, portanto foi uma decisão muito sábia da Volkswagen.

Era natural e mais do que previsto que a vida do Volkswagen Gol não ficaria assim tão sossegada na medida em que a concorrência também entrasse no segmento como foi o caso da Hyundai com o HB20, da Chevrolet com o Onix e por aí vai. Mesmo assim, o Gol ainda tem uma clientela cativa e está sempre ocupando uma boa posição no ranking de vendas.

Pontos fortes

O Volkswagen Gol sempre foi reconhecido pela robustez de seu projeto e atributos construtivos.

Marca instalada no Brasil há muito tempo, a Volkswagen conhece grande parte da situação que muitos brasileiros encontram em suas ruas e estradas e usa esse expertise para validar seus modelos de acordo com as demandas locais. Esse é o caso do Gol, que encara tão bem vias não pavimentadas seja no interior ou no litoral, uso comum para muita gente.

Em sua geração mais recente, lançada em 2008 e recebendo uma série de atualizações pontuais desde então, o Gol entrega um nível de acabamento e equipamentos bem coerentes com a sua categoria.

Também pesa a favor do modelo o bom câmbio manual com seus engates suaves e precisos, algo que favorece muito o uso diário. Além do câmbio automático introduzido recentemente na família Gol, uma melhora considerável registrada pelo modelo foi a chegada do motor 1.0 com 3 cilindros em 2016, que trouxe ótimo nível de eficiência para essa configuração do Gol, com bom desempenho dentro da categoria e alto nível de economia de combustível.

Pontos fracos

Até a quarta geração, o Gol contava com alguns problemas de ergonomia como a coluna de direção ligeiramente desalinhada e relação ao painel, portanto é bom mesmo dar preferência para o Gol mais atual em sua escolha, falando, no caso, da quinta geração em diante.

Vale a pena também verificar com seu corretor de confiança o valor para o seguro do Gol de acordo com seu perfil. Não são raros os casos em que o valor do prêmio chega a ser bem superior em relação aos concorrentes diretos, portanto é algo interessante você realizar essa pesquisa antes de fechar negócio.

Como o Gol atual já completa 10 anos de mercado e está precisando de uma atualização geral, é bom ficar de olho ao fato de que alguns concorrentes como o Renault Sandero, por exemplo, entregam uma cabine mais espaçosa e porta-malas ligeiramente maior, portanto é algo que você deve considerar. De qualquer forma, o Gol ainda está alinhado com grande parte dos concorrentes atuais no que diz respeito ao conforto a bordo.

Quais versões devo comprar?

Se você está de olho em um Gol com motor 1.0, vale muito a pena optar por uma unidade modelo 2017 em diante pelo fato de já contar com o propulsor 3 cilindros. Sintonizado com o que há de mais recente nesse nicho de mercado, o motor 1.0 tricilíndrico caiu muito bem ao Gol como dissemos anteriormente. Somado ao câmbio manual de 5 marchas que é uma referência na categoria pela qualidade dos engates e funcionamento, temos aqui um bom conjunto.

Só vale optar pelas versões com motor 1.6 e câmbio manual se você faz questão de um nível de desempenho superior, já que a maior parte da procura fica mesmo para as opções 1.0.

De qualquer forma, a recém-lançada configuração 1.6 16V automática pode ter uma procura maior devido a migração dos brasileiros para esse tipo de câmbio daqui em diante.

Quais versões devo evitar?

Mesmo sendo um carro de entrada, hoje em dia não vale a pena comprar modelos como o Volkswagen Gol sem ao mínimo ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos. Pensando até mesmo no seu conforto, esses itens conferem o mínimo que se espera em termos de comodidade no deslocamento e viraram quase “obrigatórios” no mercado. Um carro sem esses recursos desvaloriza mais e leva mais tempo para ser vendido no mercado de usados.

Também fique atento com as versões I-Motion, que contam com câmbio automatizado. Esse tipo de caixa não foi bem aceita no mercado pelos “soluços” a cada troca de marcha e elas costumam perder mais valor. Esse câmbio está longe de oferecer a mesma suavidade de operação que uma transmissão automática convencional como a que chegou recentemente para a linha Gol e Voyage 2019.

Por fim, é interessante na medida do possível optar pelo Gol G5 em diante (unidades produzidas a partir de 2008). Em sua 5ª geração, o modelo corrigiu muitas falhas de projeto do Gol G4 e traz um conjunto melhor.

 
 
Volkswagen Gol 2019
 
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
 
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
 
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
 
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
 
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
 
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
 
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
 
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
 
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
 
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
 
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
 
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
 
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |