Haval H6 GT: aceleramos o SUV cupê de 393 cv capaz de rodar 27,4 km/l na cidade

Segundo modelo da GWM no Brasil oferece proposta diferenciada entre os SUVs médios
GWM Haval H6 GT 2024

GWM Haval H6 GT 2024 | Imagem: Divulgação

Ao lado do Haval H6 Premium, SUV médio que conta com uma silhueta convencional, a GWM Brasil também aposta em um segundo modelo para o país com a missão de ajudar na estreia da marca por aqui. 

Trata-se do Haval H6 GT, modelo que nasceu em paralelo ao H6 Premium, porém se diferencia por conta da carroceria no estilo SUV cupê, evocando um estilo mais dinâmico e esportivo. 

O interessante é que o H6 GT vai muito além da estética e, graças ao seu sofisticado conjunto mecânico, também proporciona ao motorista acelerações e retomadas bem acima da média. 

Sob a sua estrutura, o Haval H6 GT combina dois motores elétricos, um por eixo conferindo tração integral ao SUV, com um propulsor 1.5 turbo com injeção direta a gasolina. Quando atuam de forma combinada, o H6 GT dispõe de nada menos do que 393 cv e até 77,7 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em respeitáveis 4,8 segundos. 

O que é interessante no projeto é a presença de uma bateria robusta, no caso com 34 kWh, a qual supera o equipamento presente em alguns automóveis puramente elétricos, como é o caso do Renault Kwid E-Tech. 

Com a bateria plenamente carregada, o que também pode ser feito em uma fonte externa, o Haval H6 GT é capaz de percorrer 170 km (já de acordo com o padrão brasileiro) sem consumir uma gota de gasolina. 

Mesmo se o motor térmico é acionado, o H6 GT ainda registra médias extremamente competitivas, no caso de até 27,4 km/l na cidade e 25,2 km/l na estrada. 

GWM Haval H6 GT 2024
GWM Haval H6 GT 2024
Imagem: Divulgação

Segundo a GWM explica, o sistema propulsor presente no Haval H6 GT busca sempre priorizar o uso dos motores elétricos, o que também beneficia a performance graças ao torque máximo instantâneo, sendo que o 1.5 turbo a gasolina atua na maior parte do tempo como um gerador para “abastecer” a bateria principal do sistema, tracionando também o SUV em momentos onde o máximo desempenho é solicitado. 

Se, por um lado, a bateria de maior capacidade confere nível ímpar de eficiência ao Haval H6 GT, o peso total do SUV (2.050 kg) torna-se elevado, o que demanda atenção se a sua ideia for andar rápido com o modelo.

Para realçar as credenciais de performance do Haval H6 GT, a GWM realizou a apresentação da novidade no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, onde o SUV mostrou muita disposição para acelerar, porém chegar rápido demais nas curvas representou um desafio para o híbrido. 

GWM Haval H6 GT 2024
GWM Haval H6 GT 2024
Imagem: Divulgação

É claro que o uso de um veículo em uma pista de competição e as exigências que recaem sobre ele em tal cenário excedem, em muito, as demandas do uso cotidiano, algo que deve ser levado em consideração.  

Por conta também de suas dimensões generosas, com até 4,72 m de comprimento, 1,94 m de largura e 2,73 m de entre-eixos, fica claro que o Haval H6 GT é um ótimo SUV para um bom passeio ou os afazeres do dia a dia, sem extrapolar para algo mais radical. 

Por falar no tamanho, o Haval H6 GT prima pelo conforto a bordo, podendo acomodar 5 adultos com tranquilidade. O assoalho traseiro praticamente plano é algo que também colabora para o bem-estar dos ocupantes. O porta-malas com 515 litros de capacidade e mecanismo de abertura elétrica para a tampa do compartimento também contam pontos a favor. 

GWM Haval H6 GT 2024
GWM Haval H6 GT 2024
Imagem: Divulgação

Muito bem equipado, o Haval H6 GT conta com um total de 5 câmeras e 14 radares utilizados para a operação do piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de estacionamento para vagas perpendiculares ou paralelas, entre outros. 

Sem opcionais, o SUV cupê chega ao mercado também com teto solar elétrico panorâmico, head-up display de alta definição, sistema de som especialmente trabalhado pela JBL, apenas para destacar alguns itens. 

Além do espaço interno favorável, a GWM também caprichou na escolha de plásticos e tecidos para a cabine, a qual também apresenta um bom padrão construtivo. O amplo uso de telas e comandos digitais também resulta em um ambiente mais limpo e arrojado para o interior do SUV.  

GWM Haval H6 GT 2024
GWM Haval H6 GT 2024
Imagem: Divulgação

O preço final do Haval H6 GT será divulgado apenas no mês que vem, contudo podemos dizer que o Jeep Compass 4xe, atualmente tabelado em R$ 338.400 (sem levar em conta eventuais promoções), nos serve como uma boa referência para a faixa em que o H6 GT deve atuar. 

Vale salientar que a versão híbrida plug-in do Compass, atualmente importada da Itália, conta com 240 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e sua autonomia em modo elétrico é de 44 km, portanto sua mecânica não é tão avançada quanto a presente no Haval H6 GT. 

Em resumo, a novidade da GWM chega com uma proposta interessante ao mercado, trazendo ao segmento de SUVs médios uma proposta técnica e mecânica até o momento pouco explorada entre as marcas generalistas. Se o preço for bem “dosado”, o Haval H6 GT deixou claro que reúne atributos para se destacar em seu nicho de atuação. Vamos acompanhar, a partir de abril, como será a receptividade do mercado para ele.

GWM Haval H6 GT 2024
GWM Haval H6 GT 2024
Imagem: Divulgação

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