HB20 ganhará central multimídia com GPS e Bluetooth
Equipamento será lançado pela Hyundai o ainda este ano. Ampliação da fábrica em Piracicaba deve ocorrer em 2015
Apesar de vender praticamente tudo o que produz em Piracicaba há quase um ano, a Hyundai já prepara novidades para a linha HB20. Um executivo da marca deixou escapar durante uma conversa informal que o carro brasileiro terá central multimídia provavelmente ainda em 2013.
Mesmo com um pacote respeitável de itens, o HB20 hoje não oferece a tela com recursos integrados, ao contrário de alguns rivais como o Onix e 208. O sistema deve incluir GPS e Bluetooth, além de uma tela touchscreen, semelhante a de alguns modelos importados.
Novidades em 2015
Com a fábrica trabalhando no limite e com três turnos já no primeiro ano de operação, a Hyundai agora enfrenta um dilema: partir para a ampliação da planta de Piracicaba ou esperar mais tempo para entender como ficará o mercado brasileiro.
No discurso oficial de alguns executivos ouvidos pelo AUTOO, a marca sul-coreana dará mais tempo até tomar uma decisão de ampliação. No entanto, em conversas informais, alguns funcionários revelaram um cenário diferente e mais otimista, bem ao estilo da montadora.
Veja também: Novo Focus chega na sombra do Golf VII
A fábrica de Piracicaba hoje possui capacidade para 150 mil carros por ano, porém, o projeto final prevê o dobro disso: “imagine uma linha pontilhada em volta da atual fábrica”, explicou um importante vice-presidente da fabricante ao AUTOO ao vislumbrar uma área bem maior que a existente. “É assim que planejamos nossas unidades. Nos Estados Unidos, começamos com 200 mil, mas dois anos depois ampliamos para 300 mil carros por ano”, concluiu.
A Hyundai admite que a demanda no Brasil superou todos os estudos feitos para o mercado o que, em teoria, justificaria os próximos passos em nosso país. Com 150 mil carros produzidos já é mais que viável fabricar motores e transmissão em Piracicaba, por exemplo – hoje esses itens vêm da Coreia do Sul.
Veja também: Hyundai i30 deve ganhar motor 1.8 até o final do ano
A versão SUV do HB20, cogitada desde antes do lançamento do hatch, voltou à tona na imprensa nos últimos meses, mas a direção, já orientada pelos assessores, desconversou a respeito.
Para Y. J. Ahn, diretor de vendas para as Américas, é cedo para decidir a próxima investida da marca, apesar da conhecida agressividade de sua estratégia. “Temos apenas um ano de vendas do HB20 e uma eleição presidencial no Brasil em 2014”, lembrou. “O mercado também tem perdido força, então precisamos saber qual o real potencial de vendas do HB20. O ideal seria esperar um ou dois anos para definir o que fazer”, completou.
No entanto, segundo outro executivo, a Hyundai já teria um plano em mãos. De forma um tanto enigmática, o funcionário enfatizou que “em dois anos teremos novidades no Brasil”. Se ele quis dizer uma fábrica maior, motores e transmissões nacionais, o sonhado SUV compacto ou tudo isso ao mesmo tempo ainda não é possível saber, mas certamente os coreanos entenderam o recado que o consumidor brasileiro deu ao esgotar o estoque de HB20 das lojas.