Híbrido mais barato do Brasil, Kia Stonic supera 13 km/l na cidade

Primeiro SUV compacto eletrificado à venda no país, modelo quer desafiar Creta, T-Cross e cia.
Kia Stonic 2022

Kia Stonic 2022 | Imagem: Divulgação

A Kia realizou nesta terça-feira (23) o lançamento oficial do Stonic no Brasil, modelo que chega ao país importado da Coreia do Sul para se tornar o primeiro SUV compacto híbrido-leve do mercado. 

Graças ao conjunto mecânico eletrificado, o grande apelo da novidade entre seus rivais diretos será o baixo consumo, sem deixar de lado a boa performance. 

Tomando como base o motor 1.0 turbo com injeção direta, o Stonic terá 120 cv de potência combinada e bom torque máximo de 20,4 kgfm. O consumo oficial é de 13,3 km/l na cidade, número que nenhum rival sem o auxílio da eletrificação é capaz de alcançar, e 13,2 km/l na estrada. 

O motor térmico opera apenas com gasolina e a transmissão é uma caixa de dupla embreagem e 7 marchas. Infelizmente a Kia não divulgou os dados de desempenho do Stonic no Brasil, contudo, números no exterior apontam para um 0 a 100 km/h em competentes 10,5 segundos. 

Um atributo interessante presente no Stonic é o “modo velejar”, oferecido também por outros modelos com tecnologia de propulsão semelhante e que consiste na desativação do motor a gasolina em situações de rodagem plana, ou seja, quando o motorista não solicita acelerações ou retomadas e o carro desloca-se apenas por inércia. 

Com 4,14 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,52 m de altura, além de entre-eixos de 2,58 m, o Stonic conta com porte ligeiramente menor em relação aos SUV compactos tradicionais, aproximando-se de um Citroën C4 Cactus, por exemplo. O porta-malas do Kia tem capacidade para 325 litros de acordo com o padrão VDA tradicionalmente aceito. 

No Brasil, o Stonic é disponibilizado em seis cores – Preto Aurora (perolizado), Cinza Perene (metálico), Branco Claro (sólido), Amarelo Superior (metálico), Vermelho Alerta (metálico) e Azul Esportivo (metálico), em tom único – e sete versões em dois tons, com opções do teto nas cores preto, amarelo e vermelho. Aos acabamentos de pintura metálico e perolizado são acrescidos R$ 2.500 e às versões com dois tons, R$ 4.300”, detalha a Kia.  

Leia também: 
Kia Stonic será o primeiro SUV compacto híbrido-leve do Brasil
Com preço correto, Kia Stonic será um competitivo SUV compacto

Oferecido inicialmente na versão única SX, o Kia Stonic será tabelado em R$ 149.990 e chega ao mercado com central multimídia de 8”, câmera de ré, sensor de estacionamento, controles de tração e estabilidade, 6 airbags, rodas de liga leve aro 17”, chave presencial, ar-condicionado automático digital, entre outros. 

A Kia não descarta importar catálogos mais equipados do Stonic, que pode receber, na Europa, um pacote robusto de assistentes de condução. Segundo os operadores da marca no Brasil, a ideia em optar pela configuração SX foi manter o balanço ideal em termos de custo-benefício para não tornar o SUV caro demais logo em sua estreia. 

O modelo terá prazo de garantia de 5 anos, inclusive para o sistema híbrido-leve, e vale reforçar que o Stonic será isento do rodizío em São Paulo, além de pagar uma tarifa menor de IPVA.  

Atualmente, o Stonic será o modelo híbrido mais acessível comercializado no Brasil, uma vez que o Toyota Corolla nacional parte de R$ 169.690 na opção Altis Hybrid. No segmento de SUVs, o Toyota Corolla Cross, que atua na categoria de médio porte, custa R$ 189.490 no catálogo XRV Hybrid. 

Considerando que hoje em dia um VW T-Cross Highline é tabelado em R$ 153.190 e um Hyundai Creta Ultimate está no mercado por R$ 158.190, ambos com propulsão térmica convencional, podemos dizer que o Kia Stonic não está fora da realidade do segmento em termos de preço. 

A expectativa da Kia é comercializar por volta de 400 unidades ao mês do Stonic no Brasil. Hoje em dia a marca conta com 76 revendas no país, porém a rede deverá ser ampliada nos próximos meses. 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!