Hoje beberrona, picape Silverado passará a ser elétrica com autonomia de mais de 640 km

Chevrolet confirmou nesta terça-feira que seu veículo mais vendido nos EUA passará a utilizar a plataforma Ultium, a mesma que deu origem ao Hummer eletrificado
Chevrolet Silverado 2021

Chevrolet Silverado 2021 | Imagem: Divulgação

Veículo mais vendido da General Motors nos EUA e produto emblemático para os americanos, a picape Silverado deixará de utilizar motores a gasolina para aderir à propulsão elétrica, anunciou a empresa nesta terça-feira, 06. O curto comunicado  do presidente da GM, Mark Reuss, apenas afirmou que a Chevrolet passará a produzir a picape elétrica em duas fábricas localizadas em Detroit e Hamtramck.

“A picape elétrica Chevrolet Silverado está sendo projetada desde o início para ser um EV (veículo elétrico em inglês), aproveitando o melhor da plataforma Ultium e a capacidade comprovada do Silverado. A Silverado elétrica oferecerá aos clientes um alcance estimado pela GM em mais de 400 milhas com carga total”, disse a GM. Convertida para a escala métrica, a autonomia supera os 640 km, um valor impressionante para um veículo que será sem dúvida pesado.

A montadora não estimou uma data de lançamento, mas a mídia estrangeira aposta que a Silverado será lançada em 2025 e usará um powertrain semelhante ao do recém revelado Hummer elétrico, porém, com potência menor já que a proposta é diferente.

A despeito da propulsão elétrica, a nova Silverado será oferecida em versões para o consumidor final e também utilitárias, destinadas a frotistas.

“A Chevrolet manterá tudo que os clientes leais dos veículos da Chevrolet amam na Silverado - e muito mais - e colocará em uma picape elétrica que encantará clientes”, prometeu Reuss.

Além da Silverado, também a GMC Sierra deve ser produzida como modelo elétrico nessa época.

Teaser da Chevrolet Silverado elétrica
Teaser da Chevrolet Silverado elétrica
Imagem: Divulgação

Mercado crucial nos EUA

A adesão da Silverado à propulsão elétrica é simbólica das transformações que o mercado automobilístico mundial está passando nos últimos anos. As restrições aos motores a combustão têm se avolumado em vários países, obrigando as montadoras a investir pesado na transformação de seus portfólios em linhas mais eficiente ecologicamente.

Com diversas versões, a picape da Chevrolet é hoje propulsionada por motores a gasolina entre turbo de 4 cilindros e enormes V6 e V8 além de uma pouco solicitada versão a diesel. Com um tanque de quase 110 litros, a Silverado em algumas versões roda apenas 5,7 km a cada litro consumido, aproximadamente.

Em 2021, a picape é o 3º veículo mais vendido dos EUA, atrás das suas rivais Ford F-150 e RAM. Até março foram vendidas 126,6 mil unidades contra 203,8 mil da F-150 e 148,3 mil da RAM. A GMC Sierra teve 62,9 mil emplacamentos no país.