Honda mostra novo CR-V por inteiro

Nova geração do crossover cresce e ganha recursos para poupar gasolina

Honda CR-V 2012 | Imagem: Honda

A tão esperada quarta geração do CR-V é um dos destaques do Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos. Anunciado pela Honda nesta quinta-feira (17), o novo crossover foi atualizado de acordo com exigências do público, principalmente o norte-americano, que reclamava no visual ultrapassado e o alto consumo.

Segundo a montadora, o lançamento comercial do modelo nos EUA já está marcado para 15 de dezembro. Na Europa a estreia está programada para o primeiro semestre, mesma época em que o veículo deve chegar ao Brasil – a divisão nacional ainda não tem uma data definida.

O visual revisto deixou o crossover japonês mais sofisticado. Alguns truques para chegar a esse resultados são os faróis mais afunilados em relação a gama passada e os chamados traços “fluídos” pela carroceria, que dão a impressão de “movimento mesmo parado”, como os designers costumam explicar essas técnica. O toque final que aumenta o refinamento do veículo são os detalhes cromados, que no CR-V estão por toda parte.

A reformulação também rendeu ao CR-V mais espaço interno graças a “esticada” na porção traseira superior. Na nova disposição, o porta-malas comporta até 1.053 litros de volume de bagagem (do assoalho ao teto), além dos 5 ocupantes. Com a segunda fileira de bancos rebatidas a capacidade do bagageiro sobe para 2.064 l.

O interior do crossover é outra parte que foi bastante modificada. Não há mais o vão entre os bancos dianteiro. O espaço foi preenchido por um console que se estende até o painel. Além disso, o CR-V ganhou um novo volante multifuncional, com comando de áudio e telefonia, instrumentação atualizada e sistema de entretenimento com monitor de LCD, com funções de áudio e GPS.

O modelo anunciado na feira em Los Angeles é impulsionado por uma versão atualizada do motor 2.4 16V i-VTEC, agora com 184 cv (18 cv a mais) e, de acordo com a fabricante, mais econômico. A Honda, entretanto, ainda não diz o quanto, mas banca o argumento com novos recursos. O veículo traz a função Eco Assist, que indica no painel quando o estilo de condução do motorista é eficiente.

Se ainda não for o suficiente resta ao condutor do novo CR-V o sistema ECON, que altera o modo de funcionamento de várias partes do veículo para economizar ainda mais gasolina. Algumas das ações do equipamento são, por exemplo, a diminuição da força do ar-condicionado e o ritmo de aceleração do motor, que sobe de forma mais gradual. O acionamento da função é por meio de um botão no painel.