Hyundai i30 será inspiração para facelift do HB20 nacional em 2022

Modelo vai trocar as linhas polêmicas da dianteira atual por traços mais arrojados
Acima o Hyundai i30 europeu: inspiração para o facelift do HB20 nacional

Acima o Hyundai i30 europeu: inspiração para o facelift do HB20 nacional | Imagem: Divulgação

Como já havíamos relatado há cerca de quatro meses, diversos flagras recentes deixam claro que a Hyundai vai promover um facelift mais extenso no HB20 nacional, com a estreia prevista para 2022. 

Apesar de ainda recente no mercado, a segunda geração do compacto foi lançada em 2019 e logo de cara causou polêmica pelo design pouco envolvente para a dianteira e a traseira do hatchback. 

O visual não foi algo que impediu a gama HB20 de preservar sua ótima aceitação em nosso mercado, entretanto a Hyundai sabe da importância do design como um fator decisivo na escolha de um automóvel e vai conferir traços mais arrojados para o modelo em sua iminente reforma visual. 

Olhando para a gama Hyundai no exterior e associando as imagens de flagras recentes do novo HB20 em testes no Brasil, é possível constatar algumas influências que irão nortear o facelift do hatch brasileiro. 

Projeção de Kleber Silva com sugestão de facelift para o Hyundai HB20
Projeção de Kleber Silva com sugestão de facelift para o Hyundai HB20
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Uma dessas influências claramente pode ser o Hyundai i30 atual, que apela para contornos esportivos com o objetivo de manter modelos como os hatchbacks ainda vivos na preferência do público. A mesma lógica também é adotada por algumas marcas para seus sedãs, portanto o HB20S também deverá ser favorecido com o mesmo pacote de melhorias. 

Tomando como base o i30 europeu, podemos esperar esperar que o novo HB20 2023 preserve a grade hexagonal, entretanto com novos faróis e para-choque para criar um aspecto mais dinâmico ao hatch. 

É provável que, na parte mecânica, a gama HB20 2023 preserve os conjuntos motor e câmbio atualmente aplicados nas diferentes versões. 

Hoje em dia o HB20 parte de R$ 66.190 na maior parte do território nacional em sua versão Sense 1.0 aspirada e alcança R$ 97.790 na opção topo de linha Platinum Plus, que traz o 1.0 turbo com injeção direta sob o capô. 

Projeção de Kleber Silva com sugestão de facelift para o Hyundai HB20
Projeção de Kleber Silva com sugestão de facelift para o Hyundai HB20
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG