Hyundai i30 'tira sabático' no Brasil

Hatch médio já não é mais vendido no país e nova geração não tem previsão de lançamento. Importadora, no entanto, nega fim de carreira do modelo
Hyundai i30 2015

Hyundai i30 2015 | Imagem: Divulgação

Fenômeno de vendas quando foi lançado em 2009, o i30 saiu de cena no Brasil. As últimas unidades da linha 2015 foram negociadas nos últimos meses e, com isso, a CAOA, representante da Hyundai para modelos importados, retirou o veículo do portfólio.

A descontinuação tem a ver com a mudança de geração e também com a baixa demanda por hatches médios no Brasil. O segmento encolheu dramaticamente nos últimos anos à medida que novos SUVs compactos chegaram ao mercado.

Com o câmbio elevado, importar veículos para o Brasil também virou um negócio com toques de sadismo: ou se vende o produto por um preço irreal ou toma-se prejuízo, dizem executivos do meio. Nesse cenário, a atitude da CAOA parece sensata mas, em contato informal com a empresa, está claro que ela não jogou a toalha, ou seja, o i30 pode retornar ao país desde que em condições mais apropriadas.

Líder do segmento e importado mais vendido

A passagem da primeira geração do i30 pelo Brasil foi impactante. Lançado em meados de 2009, seis meses depois já era o hatch médio mais vendido do país, superando o bem mais em conta Astra, da GM. No ano seguinte, o modelo coreano emplacou quase 36 mil unidades, terminando à frente de caras conhecidas como o Focus, Golf e o próprio Astra.

A boa fase durou até 2011, mas em 2012 o Focus o ultrapassou já que a nova geração, apesar do estilo chamativo, foi lançada com motor 1.6 flex em vez do 2.0 a gasolina do modelo anterior.

Com a restrição a importados introduzida pelo Inovar Auto, o Hyundai foi atingido em cheio. Em 2012, apenas 6 mil unidades foram emplacadas, número que caiu para 5,1 mil no ano seguinte e 2,6 mil em 2015. No ano passado, menos de 2 mil carros foram vendidos, os últimos da segunda geração. Muito pouco para um carro que chegou a ser o importado mais vendido do Brasil.

 
 
Hyundai i30 2017
 
A nova geração do i30 tem poucas chances de chegar ao país
Hyundai i30 2017
Hyundai i30 2015
 
Hyundai i30: fim do estoque tirou modelo do mercado brasileiro
Hyundai i30 2015
Hyundai i30 CW 2010
 
Nos bons tempos até perua i30 o Brasil comprou
Hyundai i30 CW 2010
Hyundai i30 2012
 
A primeira geração do i30 liderou o segmento no Brasil
Hyundai i30 2012
 
 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!