Hyundai não participará do Salão de SP; mais marcas podem ir pelo mesmo caminho

Com custos extremamente elevados, várias marcas já desistiram de participar da tradicional mostra paulista
Hyundai New Tucson 2019

Hyundai New Tucson 2019 | Imagem: Divulgação

O ano ainda está apenas começando, mas, no que depender de várias marcas relevantes no mercado automotivo nacional, o Salão do Automóvel de São Paulo deste ano poderá ser uma mostra bastante esvaziada.

Depois de Chevrolet e Toyota (englobando a Lexus) anunciarem que não estarão no Salão deste ano, a Hyundai informou nesta terça-feira (4) que também não participará do evento.

Em seu comunicado oficial, a fabricante explica que “a estratégia global da Hyundai vem valorizando, desde o ano passado, eventos com formatos diferenciados e foco maior no ser humano, proporcionando um engajamento mais exclusivo com seus clientes e públicos interessados. Avaliamos bastante a situação aqui no Brasil e decidimos substituir a participação no Salão do Automóvel por outras atividades mais exclusivas ao longo do ano”, destaca a mensagem assinada por Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil.

A explicação da empresa sul-coreana é semelhante com a divulgada pela Chevrolet e demais fabricantes. Até o momento, além das companhias já citadas aqui, BMW, Volvo, Jaguar Land Rover, PSA (Peugeot Citroën) e JAC estão com a presença cancelada para o Salão de SP neste ano. 

Os altos custos envolvendo a participação de um evento do porte do Salão de São Paulo é um fator que está pesando cada vez mais nas estratégias comerciais e de marketing das fabricantes, que acabam, como a Hyundai deixou claro, preferindo optar por campanhas mais direcionadas. 

Segundo informações apuradas pela Autoesporte, a HPE Autos, empresa que administra as japonesas Mitsubishi e Suzuki no Brasil, mantém negociações com os organizadores do Salão do Automóvel e, dependendo das tratativas, também poderá representar a baixa de mais duas marcas relevantes no evento. O Autoo entrou em contato com a HPE Autos que nos confirmou que, por ora, Suzuki e Mitsubishi não terão estandes no Salão do Automóvel de São Paulo em 2020. Honda, Mercedes-Benz e Kia também não são presenças garantidas na edição deste ano. 

Hyundai Creta 2020
Hyundai Creta 2020
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!