Hyundai prepara rival para o Renault Kwid na Índia

Fabricante começa a liberar pistas sobre o seu crossover inédito abaixo do Venue
Teaser do Hyundai AX1

Teaser do Hyundai AX1 | Imagem: Divulgação

Concebido para a Índia, país onde, assim como no Brasil, a maioria da população demanda carros mais acessíveis e em muitos casos o pavimento das ruas e avenidas está longe do ideal, o Renault Kwid consegue ser uma solução que atende muito bem a esses dois requisitos. Pequeno e barato, o hatch ainda conta com suspensão elevada e consegue passar com mais tranquilidade por imperfeições do asfalto.

Com o país desenvolvendo fortemente sua economia até a eclosão da pandemia, é natural que diversas marcas colocassem a Índia no centro de sua estratégia global.

No caso da Hyundai não foi diferente e a marca sul-coreana mostra que não está para brincadeira quando o assunto é o mercado indiano. A empresa vai atuar no disputado segmento do Renault Kwid com um inédito crossover pequeno, conhecido até o momento como AX1 (talvez esse seja apenas o nome do projeto).

Previsto para ser revelado por volta do fim deste ano, a Hyundai começou a aguçar o público local antecipando nesta semana dois teasers da novidade. O subcompacto, entretanto, já foi flagrado algumas vezes e sua proposta se tornou claramente conhecida.

Assim como já constatamos pelos protótipos e agora com as primeiras imagens oficiais, o AX1 aposta em elementos circulares para o conjunto óptico dianteiro, como na luz de condução diurna em LED, além de uma interessante lanterna baseada no mesmo tipo de iluminação com uma composição estética de pequenos triângulos.

Teaser do Hyundai AX1
Teaser do Hyundai AX1
Imagem: Divulgação

O subcompacto deverá ser construído sobre a plataforma da Hyundai para modelos de pequeno porte, como o Grand i10, e deverá ter por volta de 3,7 m de comprimento, dimensão similar ao que o Kwid entrega. O formato mais quadrado para a carroceria do AX1, entretanto, deverá favorecer o espaço interno.

De acordo com a mídia especializada global, o AX1 poderá contar com motor 1.1 com potência em torno de 70 cv e torque na casa de 10 kgfm. O propulsor 1.2 com potência na casa de 82 cv e cerca de 12 kgfm também pode figurar nos planos.

É claro que um veículo como o AX1 certamente terá um alto volume de vendas, portanto a oferta no Brasil dependeria da fabricação local. De qualquer forma, considerando as semelhanças entre os mercados brasileiro e indiano e até o fato do Renault Kwid ser oferecido aqui, o Hyundai AX1 é um modelo que devemos observar de perto.

Flagra do projeto Hyundai AX1
Flagra do projeto Hyundai AX1
Imagem: Carstory/reprodução internet