''Mini-SUV'' da Hyundai: novos flagras mostram modelo bem menor do que o Creta

Até agora conhecido como projeto AX1, novidade terá menos de 4 metros
Flagra do projeto Hyundai AX1

Flagra do projeto Hyundai AX1 | Imagem: Carstory/reprodução internet

Dizer que ele está previsto ou não para o Brasil ainda é algo muito cedo para dizer, mas, sem dúvida, é um projeto que vale a pena ficarmos de olho em especial pelo caráter foca no baixo custo. Estamos falando do “mini-SUV” que a Hyundai está desenvolvendo sobretudo para o mercado indiano e outros locais onde a questão do preço acessível é algo relevante. 

Até o momento ele é conhecido como o projeto AX1 e agora foi flagrado na Coreia do Sul pelo site Carstory, provavelmente executando alguns testes da marca em seu país-sede. 

Segundo informações preliminares apuradas pela mídia especializada global, a expectativa é que o modelo resultante do projeto AX1 conte com exatos 3,99 m de comprimento e conte com entre-eixos de 2,50 m. Se as dimensões caminharem para esse sentido, estamos falando de um modelo muito menor do que o atual Hyundai Creta nacional, que conta, respectivamente, com 4,27 m e 2,59 m de entre-eixos. Mesmo em comparação com o Hyundai Venue (4,04 m/2,52 m), até então um dos menores SUVs globais da marca, o inédito projeto AX1 deverá se mostrar bastante compacto. 

As informações de bastidores ainda dão conta de que o AX1 deverá contemplar as opções de motores 1.0 e 1.2, sendo que o de menor deslocamento poderá ter uma variante turbo. O SUV definitivo do projeto AX1 está com a previsão de estreia para o fim deste ano, muito provavelmente na Índia. Além da praticidade para o uso urbano, modelos com até 4 metros de comprimento são enquadrados em uma faixa de tributação menor no país asiático, por esse motivo são tão populares por lá. 

Flagra do projeto Hyundai AX1
Flagra do projeto Hyundai AX1
Imagem: Carstory/reprodução internet

Apesar de camufladas, as unidades do projeto AX1 flagradas pelo site sul-coreano nos permitem notar que o “mini-SUV” terá um visual com formas simples, porém conferindo uma certa robustez graças ao estilo da carroceria apostanto em linhas retas. Pelas imagens, ainda é possível especular que o conjunto óptico frontal deverá ser bipartido, com as luzes diurnas de LED em uma posição superior. 

Mesmo com o porte comedido, vale a pena destacar que o segmento de SUVs pequenos está ganhando cada vez mais força ao redor do mundo. Aqui no Brasil, por exemplo, o Nissan Magnite é um forte candidato a ocupar o lugar deixado pelo March na linha de produção da companhia em Resende (RJ). O modelo em questão também conta com 3,99 m de comprimento, portanto uma proposta em linha com o projeto AX1 da Hyundai. 

A grande questão é que um modelo acessível como a novidade da marca sul-coreana certamente será um veículo com uma procura bastante elevada, o que demandaria sua nacionalização. Resta saber se a fabricante tem interesse em atuar no segmento. Além disso, também precisamos levar em conta de que o Venue pode ser uma alternativa viável para competir com modelos como o Nissan Magnite e outros SUVs pequenos que possam ser lançados no país. Nos resta acompanhar de perto! 

Flagra do projeto Hyundai AX1
Flagra do projeto Hyundai AX1
Imagem: Carstory/reprodução internet