Hyundai supera Volkswagen e é a 3ª marca mais vendida em 2022
HB20 e Onix ficaram separados por apenas 39 carros no acumulado do ano
- Compartilhe
As vendas de veículos novos em fevereiro tiveram uma ligeira alta, chegando perto de 120 mil unidades, segundo dados levantados por AUTOO. Trata-se de um crescimento de apenas 3% em relação a janeiro, mês que teve um resultado muito ruim.
Com isso, os emplacamentos permanecem muito abaixo da média dos últimos anos. Mesmo em 2017, quando o mercado esteve bastante afetado pela crise econômica, houve mais de 132 mil unidades vendidas em fevereiro daquele ano.
Entre os veículos, a Fiat Strada segue líder no mercado com 14 mil unidades emplacadas, mas a disputa pelo 2º lugar se acirrou entre o HB20 e o Onix, como mostramos recentemente. O Chevrolet ficou à frente do Hyundai, mas no acumulado de 2022 apenas 39 carros separam os dois hatches compactos.
Na sequência, aparecem três SUV, o Compass, T-Cross e Creta – por conta do facelift, o Renegade teve um mês ruim nas vendas. Já os subcompactos Kwid e Mobi se recuperaram de um começo fraco enquanto o sedã Onix Plus domina sua categoria com sobras.
VEJA TAMBÉM:
Os emplacamentos ainda têm apresentado uma oscilação bastante grande, o que afeta o desempenho de alguns modelos. O estreante Pulse, da Fiat, teve somente 1.843 unidades vendidas, atrás do rival, o Nivus, da VW.
Situação inversa viveu outra novidade, o Commander, SUV de 7 lugares da Jeep, que atingiu seu segundo melhor resultado, com 1.614 unidades emplacadas.
Hyundai à frente da Volkswagen
A instabilidade na produção e vendas produziu uma situação inesperada, a Hyundai superando a Volkswagen em fevereiro. A marca sul-coreana assumiu a 3ª colocação no acumulado, um pouco à frente da montadora alemã, que teve um mês bastante atípico.
Com exceção das 5,1 mil unidades vendidas do T-Cross, os demais modelos ficaram muito aquém de seus volumes tradicionais como foi o caso do Gol, com 1.700 veículos emplacados.
Em fase de transição em relação a seus portfólios, a Honda e a Ford registraram números modestos. A fabricante japonesa, que eliminou o Fit, WR-V e Civic nacional, foi apenas a 8ª marca mais vendida, com 4 mil unidades. O novo City se saiu bem, com 2.326 unidades, enquanto a versão hatchback, recém-lançada, não teve tempo de chegar às concessionárias ainda.
A Ford, que completou um ano do fim da produção nacional em janeiro, teve seu pior resultado no Brasil, com somente 987 veículos emplacados. Até a Ranger, que tem sido a “salvadora da pátria” foi mal, com 769 unidades vendidas. Já a picape estreante Maverick teve 34 unidades emplacadas, ainda em início de carreira no Brasil.
- Compartilhe
Veja outras colunas
VW Polo aparece à frente da picape Strada nos emplacamentos de fevereiro
24/02/2024 05h05Modelo que foi líder entre os automóveis em 2023 superou o HB20, o mais vendido em janeiro. Veja números atualizados
Picape Titano será um desafio duro para a Fiat
12/02/2024 10h00Veículo, que chega ao mercado em breve, vai disputar um cliente que não se rende apenas ao marketing agressivo da marca italiana
Tracker foi o carro que mais perdeu valor entre os mais vendidos de 2023; veja ranking
06/02/2024 09h48Além do SUV com 19,1% de desvalorização, Onix e Strada vêm atrás, ambos com 16,1%