Hyundai supera Volkswagen e é a 3ª marca mais vendida em 2022
HB20 e Onix ficaram separados por apenas 39 carros no acumulado do ano
As vendas de veículos novos em fevereiro tiveram uma ligeira alta, chegando perto de 120 mil unidades, segundo dados levantados por AUTOO. Trata-se de um crescimento de apenas 3% em relação a janeiro, mês que teve um resultado muito ruim.
Com isso, os emplacamentos permanecem muito abaixo da média dos últimos anos. Mesmo em 2017, quando o mercado esteve bastante afetado pela crise econômica, houve mais de 132 mil unidades vendidas em fevereiro daquele ano.
Entre os veículos, a Fiat Strada segue líder no mercado com 14 mil unidades emplacadas, mas a disputa pelo 2º lugar se acirrou entre o HB20 e o Onix, como mostramos recentemente. O Chevrolet ficou à frente do Hyundai, mas no acumulado de 2022 apenas 39 carros separam os dois hatches compactos.
Na sequência, aparecem três SUV, o Compass, T-Cross e Creta – por conta do facelift, o Renegade teve um mês ruim nas vendas. Já os subcompactos Kwid e Mobi se recuperaram de um começo fraco enquanto o sedã Onix Plus domina sua categoria com sobras.
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Os emplacamentos ainda têm apresentado uma oscilação bastante grande, o que afeta o desempenho de alguns modelos. O estreante Pulse, da Fiat, teve somente 1.843 unidades vendidas, atrás do rival, o Nivus, da VW.
Situação inversa viveu outra novidade, o Commander, SUV de 7 lugares da Jeep, que atingiu seu segundo melhor resultado, com 1.614 unidades emplacadas.
Hyundai à frente da Volkswagen
A instabilidade na produção e vendas produziu uma situação inesperada, a Hyundai superando a Volkswagen em fevereiro. A marca sul-coreana assumiu a 3ª colocação no acumulado, um pouco à frente da montadora alemã, que teve um mês bastante atípico.
Com exceção das 5,1 mil unidades vendidas do T-Cross, os demais modelos ficaram muito aquém de seus volumes tradicionais como foi o caso do Gol, com 1.700 veículos emplacados.
Em fase de transição em relação a seus portfólios, a Honda e a Ford registraram números modestos. A fabricante japonesa, que eliminou o Fit, WR-V e Civic nacional, foi apenas a 8ª marca mais vendida, com 4 mil unidades. O novo City se saiu bem, com 2.326 unidades, enquanto a versão hatchback, recém-lançada, não teve tempo de chegar às concessionárias ainda.
A Ford, que completou um ano do fim da produção nacional em janeiro, teve seu pior resultado no Brasil, com somente 987 veículos emplacados. Até a Ranger, que tem sido a “salvadora da pátria” foi mal, com 769 unidades vendidas. Já a picape estreante Maverick teve 34 unidades emplacadas, ainda em início de carreira no Brasil.
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