Inacreditável: eletropostos estão fechando em São Paulo

Usuários de carros elétricos esperam aflitos pela abertura de novas estruturas de carregamento, mas há movimento inverso

Que a velocidade do crescimento da infraestrutura pública de recarga está infinitamente menor do que o avanço das vendas de carros elétricos não é nenhuma novidade para os usuários desta tecnologia no Brasil. Eletropostos cheios – particularmente os (ainda) gratuitos –, filas de espera e falta de empatia e coleguismo já são lugar comum neste universo.

VEJA TAMBÉM:

Até quem não tem ou não usa carro elétrico pode se atentar deste fato: experimente observar as vagas destinadas ao carregamento de elétricos na próxima vez em que for ao shopping, por exemplo.
Certamente verá todas ocupadas, especialmente em dias ou horas de maior movimento, como finais de semana ou horário de almoço.

Já é difícil administrar essa situação da forma atual, mas, pasme, está ocorrendo um verdadeiro movimento inverso ao necessário: simplesmente eletropostos estão fechando, em lugar de novos abrirem em velocidade cada vez maior. Ou seja: mesmo que positiva na média final, a conta do número de carregadores em operação está menor do que deveria ao ser puxada para baixo pelo desligamento de algumas unidades – algo simplesmente inaceitável nesta altura do campeonato.

Até em rodovias há carregadores sumindo

Local onde ficava um carregador rápido no posto Graal da Via Anhanguera foi retirado
Local onde ficava um carregador rápido no posto Graal da Via Anhanguera foi retirado
Imagem: Use Elétrico

Vamos a três exemplos: em abril do ano passado os carregadores rápidos instalados nos postos Graal 56, na Rodovia dos Bandeirantes, e Graal 67, na Rodovia Anhanguera, muito utilizados por viajantes no trajeto São Paulo-Campinas-São Paulo, foram retirados sem absolutamente nenhum aviso. 

Em dezembro de 2023 a rede Graal anunciou que instalaria novos carregadores nestas e em todas as suas demais lojas, mas até agora nada – portanto, para o usuário de carro elétrico a espera, aqui, já chega a um ano.

No terminal de embarque de passageiros do aeroporto de Viracopos, em Campinas, existiam dois carregadores. Eram utilizados exclusivamente pela empresa de compartilhamento de elétricos Beep Beep, que deixou de operar na cidade. E o que aconteceu? Os carregadores foram embora junto com ela. Poderiam ter ficado, pois já estavam ali, instalados e funcionando. Serviriam perfeitamente a outros usuários – bastava alguma boa vontade e uma conversa entre a empresa e a concessionária do aeroporto.

E, agora, um novo golpe. O excelente E-Lounge, da EDP, no bairro de Pinheiros, na capital paulista, equipado com carregadores rápidos e lentos, está programado para fechar as portas neste dia 8 de abril – mesmo já cobrando pelo serviço. Assim como os demais, sem explicação lógica ou cabível. Nenhuma outra empresa  assumirá a operação. O eletroposto vai morrer e pronto. Detalhe: foi inaugurado há menos de um ano!


As empresas, organizações e órgãos oficiais que gerem estas e outras unidades já fora de operação ou ameaçadas dedesligamento precisam dar uma resposta clara e convincente aos usuários de elétricos, que não podem ser feitos de marionete de acordo com a vontade de cada uma. Os discursos sobre ações de ESG, mobilidade urbana e preocupação ambiental estão aí aos montes. Já na prática...

Ponto de carregamento da EDP será desativado a partir do dia 8 de abril de 2024
Ponto de carregamento da EDP será desativado a partir do dia 8 de abril de 2024
Imagem: Use Elétrico

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

5 pontos que explicam por que o veículo vende tanto até hoje
Aviação
Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Veículo elétrico ainda não leva pessoas e será testado em voo ainda em 2024
MOTOO
Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Conheça preço, ficha técnica, desempenho, motor cores e versões da moto confirmada para o Brasil

Veja outras colunas

BYD e GWM são como 'superesportivos' para importar e 'Fusca velho' para fabricar aqui

15/07/2024 13h05

Chinesas andam em ritmo devagar quase parando quando o tema é produção local

Chora, haters? Carros elétricos são a 'massa de pão' do mercado brasileiro

25/06/2024 16h01

É simples: quanto mais os negacionistas batem, mais eles crescem em vendas

Recarga rápida já está custando o mesmo que gasolina no Brasil

27/05/2024 12h20

Empresas estão cobrando valores altíssimos pelo serviço, acima de R$ 2 o kWh