Incentivo a carros ecológicos deve se restringir a modelos autogeradores

Segundo jornal, benefício servirá apenas a modelos como o Prius, da Toyota. Carros 100% elétricos como o Leaf, da Nissan, ficariam de fora

Toyota Prius | Imagem: Toyota

O primeiro programa de incentivo aos veículos com propulsão alternativa deve ser anunciado ainda em setembro e promete decepcionar pela proposta aquém das expectativas. Segundo apurou o jornal Valor Econômico, a medida somente reduzirá o imposto de importação dos modelos ‘autogeradores’, ou seja, que recarregam suas próprias baterias, seja pelo motor a combustão ou por energia recuperada de frenagens.

Em resumo, apenas veículos como o Prius, da Toyota, e o Fusion Hybrid, da Ford, deixariam de recolher 35% de imposto de importação – a alíquota cairia para 2%. Mais avançados, elétricos como o Leaf, da Nissan, e híbridos plug-in (que recarregam na tomada) como o Volt, da Chevrolet, ficariam de fora.

A razão levantada pelo Valor envolve a preocupação do governo em incentivar veículos que usariam a infraestrutura de energia elétrica do país numa época de ameaça de racionamento.

Produção nacional

A proposta governamental passa longe do plano sugerido pela Anfavea, a associação que reúne as principais montadoras instaladas no país. Nele, previa-se um projeto de duas fases. Na primeira, haveria desoneração do IPI para as marcas que quisessem importas modelos elétricos e híbridos numa cota estipulada que vigoraria até 2017. Depois, apenas as fabricantes que produzissem seus modelos no Brasil receberiam o incentivo. A ideia era estimular o desenvolvimento da tecnologia de forma local.

Nissan Leaf
Divulgação

Mais avançado, Nissan Leaf pode ficar de fora dos benefícios do governo por recarregar na tomada

Um dos argumentos dos defensores dos híbridos autogeradores é que eles dispensam o investimento em infraestrutura de recarga. Híbridos plug-in e, sobretudo, elétricos puros ainda encontram dificuldades de aceitação mundo afora, mesmo com benefícios generosos de alguns países. O Leaf, por exemplo, liderou as vendas nos Estados Unidos em julho com 3 mil unidades emplacadas contra 2 mil do Volt. O volume, no entanto, representa apenas 6% das vendas do Honda Accord, o automóvel mais comercializado no mercado norte-americano.