IPVA 2022 mudando de preço em SP? Secretaria da Fazenda explica o motivo

Cidadãos reportaram aumento no valor do tributo a partir desta sexta-feira
São Paulo

São Paulo | Imagem: Agência Brasil

Assunto que tomou conta de alguns grupos na internet, em especial na comunidade PcD, cidadãos com veículos licenciados no estado de São Paulo passaram a relatar, nesta sexta-feira (21), algumas alterações no valor venal do veículo, impactando diretamente na apuração do IPVA 2022. 

Dependendo do caso, veículos com valor venal em torno de R$ 75 mil, por exemplo, tiveram o preço tomado como referência para a cobrança do tributo elevado em mais de R$ 10 mil sobre o que era praticado até então.  

Procurada pelo AUTOO, a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo prontamente nos atendeu, salientando que, até o momento, não havia registrado reclamações sobre o tema. 

Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a tabela de valor venal dos veículos pode ser alterada com base em uma reavaliação feita regularmente pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), a qual é a responsável pelo levantamento dos preços. 

A Secretaria pontua que, ao longo desse processo, alguns preços de determinadas marcas e modelos podem ser majorados ou reduzidos. 

Questionada se, mesmo no caso do imposto já lançado (as cobranças do IPVA 2022 tiveram início no começo deste mês), seria possível a revisão dos valores, o órgão informou ao AUTOO que tal movimentação é permitida e divulgada no Diário Oficial. 

Por fim, a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo declarou que os cidadãos que se sentirem prejudicados podem realizar a contestação do valor venal diretamente no portal da entidade