Jipão da Mercedes-Benz em linha há 40 anos terá opção elétrica

Conceito para o Classe G elétrico foi revelado pela marca
Mercedes-Benz Concept EQG

Mercedes-Benz Concept EQG | Imagem: Divulgação

Como a própria Mercedes-Benz pontuou na apresentação da novidade, de fato parece que o Classe G é um veículo “mais forte do que o tempo”.

O visual parrudo do tradicional jipão off-road da marca fez sua estreia nos principais mercados ao redor do mundo em 1979 e, desde então, sua receita provou ser um sucesso.

Tanto é que a Mercedes-Benz resolveu seguir investindo em seu clássico produto mesmo na era da eletrificação.

A fabricante alemã revelou nesta semana o Concept EQG, que antecipa como será o futuro completamente elétrico do modelo.

E, como você percebe nas imagens, o estilo quadradão e robusto será preservado, com destaque para as generosas rodas de liga leve aro 22”.

4 motores

Ainda sem entrar em detalhes técnicos sobre a novidade, a Mercedes-Benz antecipa que o EQG, ainda na forma de conceito, conta com 4 motores elétricos, todos posicionados perto das rodas e controlados individualmente.

Interessante destacar que a Mercedes-Benz preservou no EQG a tradicional estrutura de carroceria sobre chassi hoje presente no Classe G, bem como o conjunto de suspensão independente na dianteira e por eixo rígido entre as rodas traseiras. 

Para reforçar o compromisso off-road do EQG, a Mercedes-Benz também preparou uma solução de câmbio com duas velocidades, sendo uma delas uma espécie de marcha reduzida, adaptando o modelo para enfrentar, com tranquilidade, os percursos mais desafiadores.

Elétricos: ótimos para o off-road

As vantagens da propulsão elétrica também jogam a favor, tornando-a ideal para veículos off-road. As baterias integradas no chassi também garantem um baixo centro de gravidade. Uma vez que os motores elétricos fornecem seu torque máximo praticamente a todo momento, um veículo todo-terreno elétrico como o Concept EQG e o modelo de produção posterior apresentam enorme poder de tração e controlabilidade - o que também prova ser uma vantagem em encostas íngremes e terrenos mais desafiadores”, explica a fabricante em comunicado. 

A Mercedes-Benz, até o momento, não adiantou quando o modelo definitivo vai estrear.

Atualmente o Mercedes-AMG G 63 chega ao Brasil trazendo o 4.0 V8 biturbo sob o capô. Custando mais de R$ 1 milhão, ele conta com 585 cv de potência e nada menos do que 86,6 kgfm de torque.

Em conjunto com o câmbio automático de 9 marchas, mesmo pesando mais de 2 toneladas o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 220 km/h.

Mercedes-Benz Concept EQG
Mercedes-Benz Concept EQG
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa