Jipinho Volvo XC40 entra em produção

Utilitário esportivo que chega ao Brasil em março de 2018 deve se transformar no veículo mais vendido da marca no mundo
Produção do Volvo CX40 começa

Produção do Volvo CX40 começa | Imagem: Divulgação

A fábrica da Volvo na Bélgica é sua maior unidade em volume de produção e já teve em suas linhas de montagem modelos conhecidos como os hatches C30 e V40 além da primeira geração do XC60, seu SUV de maior sucesso. Mas nada deve se comparar ao que se espera do seu mais novo “produto”, o XC40.

Utilitário esportivo com porte de Audi Q3 ou BMW X1, o XC40 é a estreia da marca sueca num segmento de altas vendas no mundo. Como prometido durante sua apresentação, ele passou a ser fabricado no final deste mês e estreará em alguns países no início de 2018.

No Brasil, o XC40 chegará em março, como já confirmou a Volvo. A importância do projeto não se resume ao potencial de venda, mas também ao fato dele ser o primeiro veículo que utiliza a plataforma CMA, desenvolvida para veículos compactos e que contou com a participação da Geely, a fabricante chinesa que comprou a Volvo em 2010.

Em outras palavras, o XC40 é o início de uma estratégia global ousada que vai colocar a Volvo em posição de destaque em mercados como o chinês e o norte-americano (onde a montadora constrói sua primeira fábrica nos EUA).

Um bom sinal a respeito do XC40 é o fato de contar já com 13 mil pedidos, segundo a Volvo. Será de Ghent, a fábrica belga em questão, que virão os primeiros XC40 brasileiros. Pelo jeito, em grande número.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!